• Carregando...

A chuva, tão aguardada para aliviar o grave problema da estiagem que o Paraná atravessa, chegou esta quinta-feira em alguns pontos do estado - principalmente no Centro-Sul. Em Curitiba e região metropolitana, a tendência, segundo o Instituto Simepar, é que chova no período da noite - depois das 21h. Mas a principal precipitação é esperada para esta sexta-feira. Ainda segundo o Simepar, não chovia em Curitiba e região desde o dia 10 deste mês - de lá para cá só sol e temperaturas altas. A frente fria que chega também deve derrubar as temperaturas para perto do zero grau no fim de semana.

"Esta chuva não vai acabar com o problema da estiagem. Hoje (quinta-feira) deve chover depois de 21h na região sul da região metropolitana. Em Curitiba a previsão é de chuva rápida e de fraca intensidade", resumiu o meteorologista Tarcísio Valentim da Costa, do Simepar.

Na região Sudoeste começou a chover no fim desta manhã. No período da tarde a chuva chegou nos municípios da região Centro-Sul. Por volta de 15h, a cidade de Dois Vizinhos registrava chuva com trovoadas. A chuva de intensidade fraca e moderada em alguns pontos do estado deve apenas aliviar o problema da estiagem.

A Sanepar, por meio de sua assessoria, informou que deve divulgar nesta sexta-feira uma avaliação sobre a situação de seca no interior do estado após a chuva. A assessoria disse ainda que não basta apenas chover, é preciso chover nas cabeceiras dos rios que abastecem as barragens.

Para Curitiba e região metropolitana a grande esperança da companhia para pelo menos retardar ao máximo um provável início de racionamento é a chuva prevista para esta sexta-feira. Tanto é que desde à tarde de quarta-feira, a barragem Piraquara I, que abastece Curitiba e região, está fechada para poder armazenar a água da chuva.

De acordo com o meteorologista da Sanepar, o "grande dia de chuva" será na sexta-feira, quando a frente fria estará sobre o Paraná, deixando o tempo instável com possibilidades de chuva em alguns períodos do dia. A partir de sábado, a frente fria se dissipa e com ela as chances de chuva.

O meteorologista adianta que "o grande dia de chuva" não será suficiente para acabar com o problema da seca. A própria Sanepar admite que somente esta chuva não vai contornar o problema e que fatalmente fará uso da água das cinco represas particulares de Piraquara - ofertadas na quarta-feira pelos proprietários.

Para domingo, o Simepar prevê a chegada de uma massa de ar frio seca que deve derrubar as temperaturas principalmente no interior do estado - podendo registrar 0º em alguns municípios.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]