• Carregando...
 |
| Foto:

O balanço divulgado pela Defesa Civil do Paraná às 17h30 desta terça-feira (25) aponta que 14 municípios do Paraná foram atingidos pelas fortes chuvas com granizo nesta madrugada. O levantamento mostra que 7.195 pessoas foram afetadas no estado e 2.019 casas acabaram sendo danificadas.

São Tomé, a 16 quilômetros de Cianorte, na região Noroeste do estado, foi a que teve os maiores problemas, com 1,3 mil pessoas atingidas e um total de 500 casas danificadas. Tijucas do Sul, na Região Metropolitana de Curitiba, registrou 500 pessoas e 300 casas atingidas.

As 14 cidades que constam no relatório da Defesa Civil do Paraná são: Assis Chateaubriand, Alto Paraíso, Antônio Olinto, Guairaça, Imbituva, Lapa, Mandirituba, Maripá, Mato Rico, Piên, Quitandinha, Rebouças, São Tomé e Tijucas do Sul.

Granizo em Rebouças

No município de Rebouças, a 18 quilômetros de Irati, no interior do estado, a tempestade durou cerca de cinco minutos. O início da precipitação foi as 5h30 da manhã.

De acordo com o agente da Defesa Civil de Rebouças, Rogério Cardoso, as pedras de gelo que caíram chegavam a ter o tamanho de um ovo de galinha. "Mais ou menos 500 pessoas vieram pedir lonas para cobrir as casas, mas o número vai aumentar, porque os moradores do campo ainda não vieram solicitar o material para nossa unidade", disse.

Cardoso relata que, depois da queda do gelo, não houve grandes pancadas de chuva. No restante da manhã, a precipitação foi moderada, o que ajuda no trabalho de cobertura improvisada nas residências atingidas.

Condições climáticas

O Instituto Tecnológico Simepar aponta que as condições do tempo nesta terça-feira foram favoráveis para a queda de gelo no estado. "A temperatura elevada, com a chegada da frente fria no Paraná, faz com que haja rajadas de vento e grande possibilidade de granizo", diz o meteorologista do instituto Lizandro Jacobsen.

O Simepar recebeu durante a manhã vários relatos de que houve granizo em outras regiões do estado. Pessoas de cidades como Nova Santa Rosa, Maripá, Santa Rita, Palotina, Assis Chateaubriand e Tijucas do Sul disseram, por meio do Twitter, que presenciaram a precipitação de gelo.

Jacobsen relata que não há como ter um diagnóstico preciso de onde ocorreu o fenômeno, já que é possível apenas detectar onde foram os núcleos das tempestades. "No sudoeste e oeste, além da região sul do Paraná, e também ao sul da região metropolitana, tivemos núcleos de tempestade e é possível que em alguns lugares tenha ocorrido o granizo", relata.

Previsão

A Primavera, segundo Jacobsen, é quando ocorrem as condições mais propícias para a queda de granizo. Na chegada das próximas frentes frias, os paranaenses podem experimentar novamente o fenômeno. Mas a queda do gelo não ocorrerá nos próximos dias, já que a perspectiva é de que a temperatura permaneça baixa, fato que afasta a possibilidade de granizo.

A previsão para esta quarta-feira (25), em Curitiba, é de mínima de 5°C e máxima de 17°C. A manhã deve começar nublada e a tarde o sol aparecerá, segundo a previsão do Instituto Simepar.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]