• Carregando...
Ronaldo foi homenageado pela Gaviões da Fiel | REUTERS/Paulo Whitaker
Ronaldo foi homenageado pela Gaviões da Fiel| Foto: REUTERS/Paulo Whitaker

Com trégua da chuva, o segundo e último dia de desfile das escolas de samba do grupo especial do Carnaval de São Paulo foi marcado pela empolgação do público presente no sambódromo. A plateia, visivelmente superior ao primeiro dia e mais empolgada, vibrou com a passagem das escolas Pérola Negra, Gaviões da Fiel, Mocidade Alegre, Nenê de Vila Matilde, Águia de Ouro, Império da Casa Verde e Acadêmicos do Tatuapé.

Homenagens e temas abstratos, como fé e paixão, foram os enredos escolhidos pelas agremiações. A felicidade abriu o segundo dia de desfiles de Carnaval em São Paulo. Foi este o enredo escolhido pela Pérola Negra, primeira escola a entrar no sambódromo do Anhembi, com seus 3.000 componentes, 21 alas e cinco alegorias.

Uma pitada de preocupação, porém, deu o tom no final do desfile, quando duas integrantes da escola passaram mal de calor, já na dispersão. Outro motivo de apreensão foi quando uma porta-bandeira teve parte da fantasia desfeita na avenida. Apesar do susto todos passam bem.

Foi nos primeiros toques dos tamborins da Gaviões da Fiel, que o publico veio abaixo pela primeira vez no dia. Das arquibancadas o público acenava com bandeiras que haviam sido distribuídas pela agremiação. A escola, vertente carnavalesca da torcida do Corinthians, homenageou o maior artilheiro das Copas do Mundo: Ronaldo Nazário, o `Fenômeno".

A história da vida dele foi contada na avenida e literalmente emocionou o público presente que vibrava e cantava: `quando a galera gritar é gol! A rede balança... é show!". A apresentadora Sabrina Sato, madrinha de bateria, Tatiana Minerato e Thayla Ayala foram as musas da escola que teve como cereja do bolo a presença do craque no último carro alegórico. Ronaldo estava acompanhado da família e se emocionou.

Ainda empolgada pela passagem da Gaviões, a plateia viu a Mocidade Alegre entrar e exaltar a fé. Terceira escola a entrar no Anhembi no segundo dia do Carnaval paulista, a agremiação tenta bater uma marca histórica: o tricampeonato consecutivo da folia paulista. A façanha foi alcançada pela última vez em 1988, pela Vai-Vai.

O desfile foi altamente técnico e escola foi bem em todos os quesito. Como de praxe, a escola caprichou na maquiagem e na pintura de seus componentes. Pontos notáveis do desfile foram suas alas coreografadas. Ao menos no samba, a escola reuniu o Budismo, Candomblé, Islamismo durante a evolução na avenida.

A presidente da escola, Solange Bichara, passou mal no recuo de bateria e teve que ser amparada por integrantes da escola. Ela passa bem.

Quarta escola a desfilar em São Paulo ontem, a Nenê de Vila Matilde trouxe o amor para a passarela. Mas não qualquer amor, amores proibidos.

A escola da zona leste recorreu à história, literatura, ao cinema e à personagens famosos para desenvolver seu enredo no Anhembi, ao longo de suas 27 alas e cinco alegorias.

Chamou a atenção no desfile o fato de a Nenê ter aberto mão de suas cores tradicionais, o azul e o branco. Desta vez, a escola usou também tons mais vivos, como o verde, laranja, vermelho e o roxo.

No único momento que a chuva ameaçou estragar a festa, a Águia de Ouro entrou na avenida. Terceira colocada no último Carnaval,a escola reproduziu no sambódromo a Bahia que serviu de inspiração para o compositor Dorival Caymmi (1914 - 2008).

A Águia apostou novamente na linha musical para a escolha do enredo. Nos dois últimos carnavais, a escola abordou a Tropicália e, em 2013, o sambista João Nogueira. No ano passado, a agremiação deixou o caneco passar por um triz, porque foi penalizada por ter atrasado o desfile em 30 segundos.

No desenvolvimento do enredo na avenida, uma das alegorias reproduziu uma grande Igreja Nosso Senhor do Bonfim, sua bela escadaria, com detalhes em dourado, e integrantes vestidas de baianas, além e fitinhas do Bonfim gigantes. O carro também exalava aroma de alfazema no sambódromo. Outro carro que se destacou foi um grande navio, representando um Ita, tipo de navio no qual Caymmi deixou a Bahia e chegou ao Rio.

A exemplo da Pérola Negra e da Mocidade Alegre, um integrante da escola passou mal. Ele precisou ser socorrido pelo Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência). O seu estado não foi informado.Penúltima a entrar na avenida no segundo dia do Carnaval paulista, a Império da Casa Verde levou para o Anhembi enredo sobre sustentabilidade. Fiéis à causa defendida no enredo `Sustentabilidade, construindo um mundo novo", diretores da Império desfilaram com roupas semelhantes às de garis.

Já os ritmistas alternaram quatro fantasias diferentes, representando cada um dos elementos da natureza.Além de grandiosos, os carros da escola se destacaram por abusarem da iluminação. Para fazer jus ao enredo, a escola também teve o cuidado usar material reciclável em grande parte de suas alegorias e fantasias, incluindo o tigre, símbolo da escola, que é normalmente feito em pelúcia.

O encerramento do desfile das escolas de samba de São Paulo foi feito pela Acadêmicos do Tatuapé que cantou uma homenagem a são Jorge. A escola conseguiu o feito de manter empolgado o público do Anhembi, que ainda pulava nas arquibancadas mesmo depois de sete horas de desfiles e com os primeiros raios de sol invadindo o sambódromo.Antes de desfilar, componentes oraram para o santo guerreiro. A cantora Leci Brandão, empunhando uma espada, puxou o samba-enredo da escola. Chamou a atenção a evolução da escola, que teve a maioria de seus integrantes com o samba na ponta da língua.

Ao longo das alas da Tatuapé, o azul e branco, as cores tradicionais da escola, deram também espaço ao vermelho, presente na vestimenta do santo.

Nos dois dias de desfile das escolas de samba do grupo especial no sambódromo do Anhembi nenhuma escola estourou o tempo regulamentar ou teve um de seus carros alegóricos quebrados, a única ressalva é o abre-alas da Tom Maior que com defeito atrasou a entrada da escola na avenida e teve que ser rebocada por empilhadeiras.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]