• Carregando...

Uma forte chuva que caiu no fim de semana derrubou 10 pontes na cidade de Nova Tebas, região Central do Paraná, e deixa até cinco comunidades isoladas esta terça-feira (1º). De acordo com a prefeitura da cidade, o Rio Corumbataí, que divide a cidade com o município de Arapuã, subiu 15 metros acima do nível normal. Obras emergenciais estão sendo feitas para reconstruir as pontes, e a previsão é que as principais ligações sejam refeitas nos próximos dias.

A chuva caiu entre a noite de sábado (28) e a madrugada de domingo (29). Na manhã desta terça-feira, funcionários da prefeitura ainda faziam o levantamento de quantas pessoas estão isoladas do município. Na região do Centro da cidade, 10 residências foram alagadas, e as famílias tiveram de deixar as casas. Segundo a administração municipal, todos estão morando desde então na casa de amigos ou familiares, e recebem cestas básicas da prefeitura.

O município tem 8,3 mil habitantes, segundo estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e boa parte dos moradores sobrevive da agricultura. Várias lavouras ficaram alagadas e tiveram a plantação destruída. Segundo a assessoria de imprensa da prefeitura, técnicos ainda calculam o prejuízo na área rural por conta da chuva. A prefeita da cidade, Heloisa Ivaszek Jensen, deve decretar situação de emergência ainda nesta terça-feira.

Conforme a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil do Paraná, entre sábado e domingo, houve registro de alagamentos ainda em Arapuã e Manoel Ribas. Ao todo, 18 casas, três igrejas e dois salões comunitários foram invadidos pela água nos dois municípios, mas não houve registro de desalojados ou desabrigados.

A previsão do Instituto Tecnológico Simepar é de tempo chuvoso na região até a próxima sexta-feira (4), com possibilidade de novos temporais.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]