• Carregando...

As chuvas que estão prometidas para a madrugada deste sábado podem decidir o futuro do rodízio de abastecimento de água em Curitiba. Se chover substancialmente, a primeira medida da Sanepar será fazer uma nova interrupção no racionamento de água, que está em vigor desde 3 de agosto.

A assessoria de imprensa da Sanepar afirma que é impossível fazer qualquer tipo de previsão quanto à continuidade, suspensão ou até novas medidas no racionamento até que chova. Se chover bastante, quantidade capaz de elevar os níveis das barragens e encher as bacias incrementais é possível que haja uma nova interrupção temporária no racionamento.

O gerente da Sanepar para Curitiba e Região Metropolitana, Antonio Carlos Gerardi, tranqüiliza a população. "Acreditamos que com a chuva prevista, mais as reservas disponíveis – num total de 28% - mais a economia que a população vem fazendo, não precisaremos alterar o sistema de rodízio, pelo menos até o final deste mês".

Níveis batem novo recorde negativo

Os níveis das barragens que fornecem água para Curitiba e região metropolitana continuam em queda. De acordo com o último balanço da Sanepar, a represa de Piraquara está 6,45 metros abaixo do nível normal, tendo como capacidade 38,7% do volume máximo. Na represa do Irai o nível está a –4,25 metros (23,7% da capacidade). Juntas, as duas barragens somam apenas 28% de capacidade. Na represa do Passaúna, o nível está 1 metro abaixo do normal, com 81,3% da capacidade.

Calor aumenta consumo e prejudica economia de água

Nos últimos três dias o calor que castiga todo o estado fez com que o volume de água enviado pela Sanepar aos consumidores aumentasse. A média gira em torno dos 374 milhões de litros, mas nesta quinta-feira era de 385. Nos dois dias anteriores o consumo foi maior ainda: 392 milhões de litros de água na quarta-feira e 425 na terça.

Chuva chega ao interior do Paraná

Um temporal causou estragos na tarde desta sexta-feira em Maringá, região Noroeste do Paraná. A defesa Civil emitiu alerta de temporais para outras cidades da região, principalmente Londrina.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]