• Carregando...
Os foliões não se espantaram com a chuva e foram fantasiados | Marcelo Andrade / AGP / Agência de Notícias Gazeta do Povo
Os foliões não se espantaram com a chuva e foram fantasiados| Foto: Marcelo Andrade / AGP / Agência de Notícias Gazeta do Povo
  • Três mil pessoas foram ao último dia de pré-carnaval
  • Folião se fantasiou de palhaço
  • Mulheres se fantasiaram de bruxas
  • Mesmo a chuva não foi suficiente para espantar os foliões
  • O bloco Garibaldis e Sacis e a Orquestra Contemporânea de Olinda agitam a primeira festa do pré-carnaval de Curitiba neste domingo (09), na rua Marechal Deodoro.
  • Público ficou abaixo do esperado

A chuva fraca e persistente que caiu sobre o centro de Curitiba na tarde deste domingo (3) acabou diminuindo o público do último dia de pré-carnaval do bloco Garibaldis e Sacis. De acordo com estimativas da Guarda Municipal em conjunto com a Polícia Militar, o público que compareceu ao Largo da Ordem era de aproximadamente três mil pessoas, número bem inferior ao registrado nas duas últimas apresentações do bloco, que tiveram média de 15 mil foliões.

Confira fotos do último dia de pré-carnaval do bloco Garibaldis e Sacis

Segundo informações da Guarda Municipal, a apresentação do bloco deve terminar por volta das 20 horas, em frente à Igreja do Largo da Ordem. "A exemplo das outras edições da festa, os foliões permanecem no local até às 22 horas", afirmou o supervisor da guarda, Edison Bretas Júnior. A expectativa da corporação é que após o jogo entre Coritiba e Paraná, na Vila Capanema, muitos torcedores se dirijam ao Largo para aproveitar os últimos momentos da festa carnavalesca.

O início do bloco ocorreu perto na Praça Garibaldi (também conhecida como Praça do Cavalo Babão), no Largo da Ordem, por volta das 16 horas. De lá, os foliões seguiram pela Rua Doutor Claudino dos Santos até o centro do Largo, onde deve acontecer o encerramento da festa com a divulgação dos três vencedores do concurso de marchinhas promovido pelo bloco Garibaldis e Sacis. Entre as marchinhas finalistas estão "Princesa do Oriente", "Hoje Eu Vou pra Guaratuba", "Xoxó, a Chinesa de Xangai", "Filé da Vovó Filé" e "Ave Galinha".

Com a chuva, muitas pessoas preferiram ficar embaixo das marquises para se proteger. Quem queria acompanhar a festa de perto, bem ao lado do trio elétrico e do bloco, aderiu às capas e guarda chuvas. Embora o tema fosse homens de com roupas femininas e mulheres com roupas masculinas, poucos foliões estavam fantasiados desta forma. Muito preferiram pequenos outras fantasias ou pequenos adereços para entrar no clima.

Concurso de marchinhas

A última festa também teve a revelação dos vencedores do 3.º Concurso de Marchinhas e Zoeiras Carnavalescas do Garibaldis e Sacis. Das cinco finalistas, quem levou o primeiro lugar foi a "Princesa do Oriente", de Arioswaldo Cruz e Affonso Rangel. "Hoje eu vou para Guaratuba", de Vadeco, conquistou a segunda colocação. E em terceiro lugar ficou "Filé da Vovó Filé", de Vinicius Nagem e Antonio Alcantara. Mais de 40 pessoas inscreveram composições na terceira edição do concurso, que vem se consolidando juntamente com a festa de pré-carnaval no Lago da Ordem. Ouça todas as marchinhas finalistas aqui.

Sem teste

A chuva acabou atrapalhando o teste de um equipamento de segurança chamado Balão Cativo, que ajuda a monitorar eventos que contam com um grande número de participantes. A prefeitura havia anunciado que o equipamento seria utilizado neste domingo na última festa pré-carnavalesca do Largo da Ordem.

Segundo informações da Guarda Municipal, a novidade foi testada apenas no jogo entre Coritiba e Paraná, na Vila Capanema. Trata-se de um equipamento aeromonitoramento formado por um balão e câmeras de vídeo potentes (20 megapixels, visão 180 graus e zoom digital) que ajudará as equipes de segurança a identificar tumultos, brigas, depredação do patrimônio público e até a ação de criminosos.

Confira fotos do último dia de pré-carnaval

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]