• Carregando...

A cidade de São João do Triunfo, Sul do estado, foi atingida na tarde de ontem por uma forte chuva de granizo. O temporal durou cerca de 15 minutos e foi o suficiente para destelhar casas, deixando cerca de 600 pessoas desabrigadas. As plantações de fumo, carro-chefe da agricultura na região, também foram fortemente atingidas.

De acordo com dados preliminares da Defesa Civil, cerca de 2 mil casas foram destelhadas. Foram enviadas aproximadamente 70 bobinas de lonas para a cidade de 13 mil habitantes. Os batalhões do Corpo de Bombeiros de Ponta Grossa e de Palmeira ajudam na operação.

A Defesa Civil esteve na zona rural da cidade contabilizando os estragos. Segundo levantamento preliminar, 90% da produção de fumo foi afetada. Algumas plantações foram totalmente destruídas.

A prefeitura pediu auxílio ao governo do estado para a compra de telhas. No fim da tarde de ontem, a chuva recomeçou e a Defesa Civil decidiu levar os cerca de 600 moradores desabrigados para o ginásio de esportes municipal e para escolas.

Alguns bairros ficaram sem energia. O Departamento de Assistência Social da prefeitura ficaria de plantão até as 22 horas para atender as famílias afetadas.

De acordo com o meteorologista Tarcísio Valentim da Costa, do Instituto Tecnológico Simepar, as áreas de instabilidade que provocam temporais são comuns nesta época do ano. As pancadas de chuva forte são conseqüência da combinação de calor e umidade em alta. Ele destaca que as áreas mais atingidas foram as regiões Central, Sul e Norte Pioneiro.

Curitiba

Em Curitiba e região metropolitana, a chuva rápida que caiu no fim da tarde provocou estragos e deixou 55 mil residências sem energia elétrica. No Centro e em alguns bairros de Curitiba, como o Batel, Ahú e Pinheirinho, houve queda de granizo, mas não há registros de danos.

A maioria das ocorrências recebidas pelo Corpo de Bombeiros foi de queda de árvores. O Pinheirinho foi um dos bairros mais afetados com a chuva. Segundo o Corpo de Bombeiros, o bairro Sítio Cercado e a cidade de Fazenda Rio Grande, na região metropolitana, também foram atingidos. Até o fechamento desta edição não havia notícias sobre vítimas.

Equipes da Companhia Paranaense de Energia Elétrica (Copel) estavam ontem nas ruas atendendo às solicitações. Treze bairros tiveram o fornecimento de energia interrompido: Barreirinha, Boa Vista, Campo de Santana, Capão Raso, CIC, Novo Mundo, Pilarzinho, Pinheirinho, Santa Felicidade, São João, São Lourenço, Taboão e Tatuquara. Até o fechamento da edição não havia previsão de normalização no fornecimento de energia elétrica.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]