• Carregando...
Desde outubro, temporada de chuva em Minas já matou 15 pessoas. Doze morreram nesta semana | Folhapress e Agência Estado
Desde outubro, temporada de chuva em Minas já matou 15 pessoas. Doze morreram nesta semana| Foto: Folhapress e Agência Estado

Depois de quatro dias de fortes chuvas, o estado do Espírito Santo registrou na madrugada de ontem as primeiras mortes em decorrência de alagamentos e deslizamentos. No total, cinco pessoas morreram.

As vítimas são das cidades de Cachoeiro do Itapemirim, Jerôni­­mo Monteiro (ambas no sul do es­­tado) e Afonso Cláudio (na Região Central, onde já vinha chovendo forte desde domingo). Áreas de risco estão sendo monitoradas nesses municípios e também na Grande Vitória e no norte do estado.

Em Cachoeiro do Itapemirim, a vítima foi arrastada por uma enxurrada no centro da cidade e morreu afogada. O mesmo ocorreu em Jerônimo Monteiro, onde uma pessoa atravessava uma ponte alagada e não resistiu à força das águas. Em Afonso Cláudio, três pessoas morreram soterradas em uma casa na localidade de Floresta. Duas conseguiram deixar o local e passam bem. A Defesa Civil não divulgou a idade ou sexo dos mortos.

No total, 4.975 pessoas tiveram de deixar suas casas nos 26 municípios atingidos, segundo balanço da Defesa Civil divulgado ontem. Há 17 pessoas feridas e 1.658 casas danificadas. A Defesa Civil estima que mais de 63 mil moradores tenham sido afetados pelas chuvas no estado.

Ainda há chuva nas cidades atingidas, e a previsão é que continue chovendo nas regiões serrana, nordeste e noroeste do Espírito Santo. Várias rodovias estão com pontos de interdição por conta de quedas de barreiras e alagamentos. No norte do estado do Rio, próximo ao Espírito Santo, a chuva também provoca transtornos, mas não foram registrados casos graves.

Minas Gerais

Subiu para 15 o número de mortes em decorrência por causa das chuvas que atingem o estado de Minas Gerais. Uma das vítimas é um homem de 39 anos que foi arrastado pela enxurrada do córrego Paciência, em Jaboticatubas, na região metropolitana de Belo Horizonte. O corpo foi encontrado na quarta-feira.

Ontem, outras quatro pessoas morreram em um deslizamento de terra na cidade de Mantena. O deslizamento de uma encosta atingiu uma residência no Bairro Santos Prates II, por volta das 7 horas da manhã de quinta-feira, soterrando sete pessoas. Entre as vítimas estão uma adolescente de 13 anos, uma criança de 8 anos e um bebê com aproximadamente seis meses.

Segundo a Defesa Civil, desde outubro, mais de 10 mil pessoas ficaram desalojadas e 965 ficaram desabrigados por causa das fortes chuvas. Até o momento, 39 municípios mineiros decretaram situação de emergência.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]