• Carregando...
Obra de Domicio Pedroso | Divulgação/Solar do Rosário
Obra de Domicio Pedroso| Foto: Divulgação/Solar do Rosário

Poluição Sem lixo, cheia seria menor

A cheia do Córrego Formosa, que arrastou o Corsa do aposentado Tomyde Suguy, 77 anos, poderia ter sido menor, apesar do volume intenso de chuva registrado anteontem. Segundo soldados do Corpo de Bombeiros que estiveram na região, o córrego tem muito lixo, mato e assoreamento (excesso de areia, terra, vegetais e entulhos que ficam depositados no fundo do leito), o que dificulta a vazão da água.

A prefeitura de Curitiba informou que em média tira, por dia, duas toneladas de lixo dos rios, córregos e galerias pluviais da capital. Desde o começo do ano, já foram recolhidas 91 toneladas. Entre o material coletado no Ribeirão dos Padilha, no Xaxim, estavam 17 sofás, além de garrafas, pneus e outros tipos entulhos. "Quando alguém joga lixo nos rios, colabora para a formação de alagamentos na cidade. O morador pode se desfazer do lixo, usando os serviços de coleta da cidade, que atendem toda Curitiba", disse Augusto Meyer, diretor de saneamento da prefeitura. (JNB)

Um homem morreu afogado, uma mulher desapareceu na água e 170 áreas ficaram alagadas em Curitiba e região metropolitana. Esse é o saldo da chuva de quatro horas – das 16 às 20 horas – que caiu anteontem na capital e em cidades vizinhas. Segundo o Simepar, choveu entre 50 e 80 milímetros (mm), dependendo da região – perto da metade dos 145 mm previstos para o mês de março.

De quinta-feira para sexta-feira, a prefeitura de Curitiba registrou 83 desabrigados em três regiões (Portão, Cidade Industrial de Curitiba e no Boqueirão). Também choveu forte em São José dos Pinhais, perto do aeroporto e do Jardim Afonso Pena, mas não houve desabrigados.

A enchente no bairro Fazendinha, a segunda nos últimos 20 dias, ganhou contornos de tragédia após o aposentado Tomyde Suguy, 77 anos, cair no Córrego Formosa, próximo ao Conjunto Residencial Vila Formosa. Segundo familiares, ele saiu de casa num veículo Corsa com a esposa, Marta Maria Suguy, 69 anos, para levar para casa o pedreiro João Carlos de Lima, 36 anos. Um quilômetro adiante, no trecho entre a Rua Edivino Antônio Deboni e a marginal do córrego, o veículo caiu na água.

Segundo moradores que tentaram socorrer as vítimas, o carro foi visto dentro do córrego, aparecendo apenas o teto e os faróis acesos. "Eu e um rapaz corremos cerca de 400 metros, até próximo do ponto em que o carro parou após bater na ponte da Rua Carlos Klentz. Não tive fôlego, parei um pouco antes", contou o autônomo Adair dos Santos, 45 anos.

O estudante Douglas Roger de Lima, 16 anos, correu junto com o autônomo e ajudou a salvar o motorista (um motoqueiro e policiais do Batalhão de Trânsito também participaram do salvamento). Ele lembrou que quando o carro parou na ponte, as pessoas começaram a bater nos vidros e uma mão se estendeu. "Foi aí que puxamos o senhor. A esposa se agarrou na calça dele, mas a arrancou. Em fração de segundos o carro desapareceu", disse. O resgate ocorreu por volta das 18 horas, mas o veículo só foi localizado por volta das 22 horas, sem ninguém dentro.

Após o resgate, o aposentado foi levado para o Hospital do Trabalhador em estado de choque. Ontem em casa, Tomyde Suguy narrou para os familiares todo o drama que viveu no interior do carro. "Ele disse que estava na rua marginal do córrego quando foi arrastado pela água", afirmou um sobrinho. "O Tomyde conta que o pedreiro saiu do carro um pouco antes de ele ser resgatado, dizendo que sabia nadar", disse um pastor amigo da família.

O Corpo de Bombeiros encontrou o corpo do pedreiro, ontem à tarde, no Rio Barigüi, na altura da Rodovia do Xisto, entre Curitiba e Araucária, a cerca de dois quilômetros do Córrego Formosa. Ele era casado e tinha dois filhos, com seis meses e onze anos. As buscas para localizar Marta Suguy começaram ontem e devem continuar hoje. A família colocou três botes para ajudar nas buscas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]