• Carregando...

A chuva rápida no fim da tarde de segunda-feira (27) deixou milhares de casas sem luz em Curitiba e região metropolitana. Houve ocorrência de granizo durante menos de 10 minutos, mas segundo a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, não houve transtornos em razão da chuva. No interior, o granizo destruiu telhas e as plantações de fumo em São João do Triunfo.

"Houve chuva de granizo, mas não teve muitas complicações. Somente em Almirante Tamandaré (região metropolitana) uma casa foi destelhada. Mas foi um caso isolado e a casa deveria ter uma estrutura muito frágil", afirmou o tenente Leonardo Mendes dos Santos, do Corpo de Bombeiros.

A chuva rápida e forte, no entanto, provocou falta de luz em 44.680 residências em Curitiba, segundo a assessoria de imprensa da Copel. A queda de energia ocorreu entre das 17h30 às 18h45 e neste período os consumidores foram afetados alternadamente. Ou seja, não foi ao mesmo tempo em que faltou luz.

Na região metropolitana outras 10.878 casas ficaram sem luz entre as 17h30 e 18h45. No Litoral, apenas 13 casa ficaram sem luz.

Interior

A região Sul do estado foi a mais afetada pelo temporal no fim da tarde de segunda-feira. Segundo o tenente Leonardo, na cidade de São João do Triunfo vários agricultores perderam plantações inteiras de fumo por causa do granizo. E o fumo, para quatro de cada cinco pessoas que vivem no município, é o que garante o dinheiro no fim do mês.

Os primeiros cálculos mostram que a chuva de pedras destruiu cerca de 60% das lavouras. Algumas tiveram perda total da produção, além de danos nas estufas e galpões de estocagem. A safra esperada, segundo a Secretaria de Agricultura do município era de 10 milhões de quilos da planta, mas deve resultar, num levantamento preliminar, em 30% menos.

"Aproximadamente 800 residências foram atingidas e tiveram destelhamentos, mas não houve vítimas", informou o tenente. A prefeitura do município de 13,6 mil habitantes comprou 6 mil telhas para distribuir às famílias afetadas. A Defesa Civil mobilizou 30 homens de Ponta Grossa, Telêmaco Borba, São Mateus do Sul, Palmeira, Irati e Castro, que levaram 370 cestas básicas e 500 cobertores para os moradores, que também tiveram as casas alagadas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]