• Carregando...
 | Daniel Castellano/Gazeta do Povo
| Foto: Daniel Castellano/Gazeta do Povo

O último boletim da Defesa Civil do Paraná, da manhã desta quinta-feira (14), registra 29.204 pessoas atingidas pelo temporal de terça e quarta-feira em todo o estado. As fortes chuvas e o granizo caíram em 34 municípios do sul do estado e, por causa delas, ainda há mais de 900 pessoas desalojadas e outras sete desabrigadas.

A segunda cidade mais impactada foi Salto do Lontra, no sudoeste do Paraná. A prefeitura do município decretou estado de emergência no final da tarde de desta quarta (13), e dessa forma a cidade pode receber ajuda mais célere dos governos estadual e federal.

Mais de 7 mil pessoas foram afetadas no município, o que representa praticamente metade da população local, estimada em cerca de 14 mil pessoas, segundo dados do IBGE de 2014.

As equipes de resgate registram ainda 800 desalojamentos na cidade e 10 pessoas feridas. Segundo a Defesa Civil da cidade, os feridos apresentam pequenas escoriações e uma mulher teve uma fratura depois de uma queda. Nenhum dos feridos corre risco de vida.

Em Imbituva, na região dos Campos Gerais, quase 10 mil pessoas foram impactadas pelos ventos fortes e o granizo. Foi a cidade mais atingida do Paraná. A Defesa Civil estima em 2,4 mil o número de casas danificadas na cidade. Cascavel e Rio Branco do Ivaí também registraram graves prejuízos. Em Cascavel, cerca de 500 casas foram danificadas e 300 pessoas foram desalojados.

Queda de uma torre entre Cascavel e ToledoCopel/Divulgação

Em Telêmaco Borba, 1.230 casas foram danificadas. Até o fim do dia de ontem, a prefeitura já tinha usados 200 rolos de lona, cada um com aproximadamente 100 metros, e buscou em Curitiba e Ponta Grossa mais peças para atender a população.

O total de pessoas feridas subiu para 15 em todo o Paraná, com 6.715 casas danificadas e 979 cidadãos desalojados. As equipes dos Bombeiros continuam recolhendo e distribuindo lonas nas regiões mais atingidas.

Domicílios sem energia

Segundo um boletim da Copel desta quinta-feira (14), a queda de uma torre entre Cascavel e Toledo foi o problema mais significativo, que afetou parte da distribuição para a região. Nas regiões oeste e sudoeste do Paraná, 1,9 mil domicílios continuam sem energia elétrica. A maior parte deles nas áreas rurais das cidades atingidas. O maior desligamento aconteceu em Laranjeiras do Sul, onde 720 casas, todas da área rural, estão sem luz.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]