Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
chuva no PR

Chuvas causam estragos e prejuízos em sete municípios do Paraná

Último balanço da Coordenadoria Estadual da Defesa Civil informou que as cidades atingidas eram São José dos Pinhais, na região metropolitana; Honório Serpa e Mangueirinha, no Sudoeste; Antonina, Morretes, Paranaguá e Guaratuba, no Litoral do estado

As chuvas que atingiram o Paraná desde a última quinta-feira (10) causaram estragos e muitos prejuízos em sete municípios. O último balanço da Coordenadoria Estadual da Defesa Civil - da tarde de domingo - informava que as cidades atingidas eram São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba; Honório Serpa e Mangueirinha, no Sudoeste do Paraná; Antonina, Morretes, Paranaguá e Guaratuba, no Litoral do estado.

Morretes decretou estado de calamidade pública na tarde domingo (13) e Paranaguá havia entrado em situação de emergência na sexta-feira (11).

A Colônia Castelhanos, em São José dos Pinhais, ainda estava parcialmente isolada na noite de domingo. Aproximadamente 400 pessoas residem no local e estavam sem luz. O acesso era bastante difícil. Existiam 20 pontos com queda de barreira na estrada rural que leva à comunidade. O acesso à colônia se dá no km 662 da BR-376. Apenas tratores conseguiam passar pelos deslizamentos.

A comunidade tinha água potável e alimentos. A preocupação era com a produção de banana – principal fonte de renda da comunidade – que estava sendo escoada lentamente com auxílio dos tratores.

Municípios do Sudoeste

De acordo com a Defesa Civil, 12 pontes foram danificadas em Honório Serpa. Cerca de 4 mil pessoas foram afetadas pela chuva. Com relação a Mangueirinha, 2 mil pessoas foram atingidas e 50 casas tinham sido danificadas.

Cidades do Litoral

O balanço da Coordenadoria Estadual da Defesa Civil dava conta de que 8 mil pessoas estavam desalojadas em Morretes e 680 desabrigadas. Uma pessoa está desaparecida. Ao todo, 15.178 pessoas foram afetadas e 2.450 casas danificadas.

Antonina registrou duas mortes por causa dos deslizamentos. A cidade tinha 300 moradores desalojados e 140 desabrigados. Quarenta residências foram afetadas.

Com relação a Paranaguá, 75 casas ficaram danificadas e 40 foram destruídas. Eram 174 pessoas desabrigadas e 103 desalojadas.

A quarta cidade do Litoral atingida foi Guaratuba. Aproximadamente 1,5 mil pessoas foram afetadas, dessas 50 estavam desalojadas. Cinquenta casas ficaram danificadas no município.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.