• Carregando...

As chuvas que atingiram o Paraná na terça-feira causaram estragos em várias cidades do estado, deixando aproximadamente 1600 desalojados e desabrigados. A cidade com o maior número de afetados é Ortigueira, na região Central do estado, onde pelo menos 300 residências foram destelhadas. Houve alagamentos em Ponta Grossa, na região dos Campos Gerais, e deslizamentos de terra na região metropolitana de Curitiba.

O temporal com granizo atingiu a região Central na noite de terça-feira (28), por volta das 21h. A maioria dos moradores das 300 residências destelhadas em Ortigueira (inicialmente foram informadas cem casas afetadas) se alojaram em casas de amigos e parentes, de acordo com a Defesa Civil do Paraná. Dados consolidados da quantidade de desalojados e desabrigados devem ser divulgados nesta tarde. Equipes da prefeitura do município ainda trabalhavam na cidade e não haviam repassado os números consolidados dos estragos até as 12h20.

Em Ponta Grossa, nos Campos Gerais, as chuvas fizeram 15 pontos de alagamento, nove deslizamentos, queda de três árvores e um destalhamento, afetando cerca de 90 pessoas, segundo o assessor técnico da Defesa Civil Misael Márcio Ferreira Borges . As famílias afetadas retornaram às suas casas nesta manhã de quarta-feira (29).

Curitiba e região

Na região de Curitiba, cerca de 350 pessoas ficaram desalojadas e desabrigadas. A chuva provocou vários alagamentos e deslizamentos de terra em Almirante Tamandaré, na região metropolitana de Curitiba. Balanço parcial da Defesa Civil do município informa que duas casas foram destruídas por deslizamentos de terra e outras oito foram interditadas, além de uma igreja. Uma família foi alojada na Escola Municipal São Miguel - as demais se acomodaram em casas de parentes.

Segundo a coordenadora da Defesa Civil de Almirante Tamandaré Claudia Andréia de Azevedo foram registradas cerca de 50 ocorrências na cidade durante a terça-feira provocadas pela chuva. Seis áreas tiveram alagamentos, foram contabilizados 17 deslizamentos, três quedas de árvores e duas quedas de postes.

Em Araucária, cerca de 20 casas no bairro Jardim Arvoredo, próximo à barragem do Rio Passaúna, ficaram inundadas. Treze pessoas - seis adultos, sete crianças e um cadeirante - na cidade tiveram de ir para residências de parentes ou se abrigaram em um barracão alugado pela prefeitura.

Mais de 250 moradores de Colombo também foram atingidos por alagamentos e dois deslizamentos de terra. Em Rio Branco do Sul, 37 pessoas foram removidas de uma área de risco de deslizamento e três árvores caíram.

Tunas do Paraná teve 15 deslizamentos. Pelo menos uma casa foi soterrada. Os alagamentos afetaram outras 73 residências. As pessoas foram removidas para uma escola do município.

Em Campo Magro foram registrados dez casos de alagamento e cinco deslizamentos de terras, que afetaram 16 residências. Em Campina Grande do Sul uma criança de 12 anos foi levada pela correnteza do Rio Terra Boa. São José dos Pinhais e Bocaiúva do Sul tiveram uma casa em área com risco de desabamento cada uma

Na Vila Pantanal, em Curitiba, o excesso de água fez com que 34 pessoas fossem retiradas de suas casas. Todos foram levados para a escola municipal Arnaldo Alves da Cruz. O Rio Iguaçu, que está com o nível acima do normal, também está sendo monitorado pela Defesa Civil. Nos bairros Campo Comprido e Pinheirinho, duas residências podem desabar e as áreas próximas foram interditadas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]