• Carregando...
Moradores de vários municípios perderam moveis e eletrodomésticos na enxurrada | FLAVIO TAVARES/JORNAL HOJE EM DIA
Moradores de vários municípios perderam moveis e eletrodomésticos na enxurrada| Foto: FLAVIO TAVARES/JORNAL HOJE EM DIA

Subiu para cinco os mortos em razão das fortes chuvas que atingem o estado de Minas Gerais. O total de municípios em situação de emergência chega a 52. De acordo com o último boletim da Defesa Civil, 404 pessoas perderam suas residências e outras 9.365 foram removidas de suas casas por conta da ameaça de novos deslizamentos. Entre as cidades mais afetadas aparecem: Itabirito e Brumadinho, ambas na região metropolitana de Belo Horizonte.

Veja imagens dos estragos causados pela chuva em MG

Segundo a Defesa Civil, a última morte ocorreu na madrugada desta terça-feira (3), em Ouro Preto. A vítima é um taxista que dormia no interior de seu veículo, estacionado próximo à rodoviária da cidade. Ele foi soterrado pela terra de um barranco que desmoronou devido à força da água. O corpo já foi resgatado, mas o nome dele não foi divulgado.

Pessoas que estavam próximas ao local do acidente afirmam que um segundo táxi também foi encoberto pela terra, com o motorista dentro. Homens do Corpo de Bombeiros estão tentando localizá-lo. Os técnicos da Defesa Civil estão inspecionando o terreno e os imóveis próximos, verificando o risco de mais deslizamentos e a situação das construções.

Outras duas pessoas morreram soterradas pelos deslizamentos de terras na última segunda-feira (2). Enquanto as duas vítimas restantes morreram em consequência dos desastres provocados pelas fortes chuvas do final mês de dezembro. Além das cinco vítimas, a Defesa Civil ainda procura o corpo de uma senhora de 74 anos. Rita Vieira de Souza, de 74 anos, teria sido arrastada pelas águas do córrego dos Bambus, que transbordou no último dia 30.

O temporal de segunda-feira causou muita inundação em diversos municípios mineiros. Pelo menos duas cidades da região metropolitana de Belo Horizonte ficaram alagadas. Em Itabirito, o rio que tem o mesmo nome da cidade transbordou e, em Brumadinho, o nível do Rio Paraopeba subiu, atingindo várias localidades.

Diversas cidades na região da Zona da Mata também foram atingidas pela chuva. Em Guidoval, houve aumento brusco dos níveis dos córregos e rios, inundando grande parte do município. A rede de telefonia foi toda afetada, deixando os moradores sem comunicação.

Em Ubá, os bairros centrais foram afetados por alagamentos e deslizamentos de encostas afetando parte do sistema de abastecimento de água.A chuva vai continuar na região. Segundo a Defesa Civil, o tempo permanece nublado com pancadas de chuva, pelo menos, até sexta-feira (6).

Nova Friburgo - Rio de Janeiro

Na última segunda-feira, as autoridades do Rio de Janeiro, que também segue castigado pela intensidade das chuvas, removeram os habitantes de áreas de risco no município de Nova Friburgo, onde aproximadamente 300 pessoas foram encaminhadas para escolas e ginásios públicos. Desde o último domingo, a principal cidade da chamada região serrana do Rio de Janeiro está em estado de alerta pelas chuvas.

Apesar das inundações e alguns deslizamentos, nenhuma vítima foi registrada até o momento no município. Apesar de o tempo ter melhorado nesta terça-feira, Nova Friburgo segue em estado de emergência.

Em janeiro de 2011, a região serrana do Rio de Janeiro, que inclui os municípios de Nova Friburgo, Teresópolis e Petrópolis, enfrentou o que foi considerado como a maior tragédia natural da história do Brasil, a qual resultou na morte de mais de mil pessoas devido às fortes chuvas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]