• Carregando...
A BR-101 ficou parcialmente interditada em Camboriú até a manhã de ontem, por causa de um deslizamento de terra | Flávio Neves
A BR-101 ficou parcialmente interditada em Camboriú até a manhã de ontem, por causa de um deslizamento de terra| Foto: Flávio Neves

Estragos e prejuízos também no Paraná

As fortes chuvas acompanhadas de vendavais que atingiram o Paraná na tarde de domingo causaram prejuízos em diversas cidades. Maringá, no Noroeste, Rio Bonito do Iguaçu, na região Central, e Paranaguá, no litoral, foram as cidades mais afetadas, segundo a Defesa Civil.

Leia a matéria completa

São Paulo - A chuva voltou a castigar o estado de Santa Catarina no domingo, deixando 367 desabrigados e desalojados. Uma enxurrada que atingiu uma estrada em Itajaí matou mãe e filho no início da noite de domingo. De acordo com informações do Corpo de Bombeiros do município, o pai sobreviveu porque conseguiu se agarrar ao carro.

Ainda segundo os bombeiros, Bernadete Burigo, 34, e Matheus Tomás, 6, morreram depois de serem arrastados pela enxurrada na estrada geral da Paciência, bairro de Itajaí. Em meio à enchente, eles subiram no teto do carro para se proteger. Alguns moradores tentaram resgatá-los com cordas, mas sem sucesso. Antes de Alício Tomás, 42, conseguir amarrá-los, os três caíram do veículo com a força das águas. Apenas Alício conseguiu se segurar.

As duas vítimas só foram encontradas na madrugada de ontem – o corpo do menino foi localizado pelos bombeiros a 400 metros do local onde estava o carro.

Em Ponte Alta, um tornado causou danos a mais de 500 casas e deixou 20 pessoas desalojadas e 60 desabrigadas. No Vale do Itajaí, em Brusque, uma forte chuva provocou alagamentos e deslizamentos, deixando 20 desabrigados. Ainda no Vale, em Camboriú, a chuva deixou 40 pessoas desabrigadas e 205 desalojadas. A prefeitura também decretou situação de emergência. Em Florianópolis, a região mais atingida foi o norte da ilha. A forte chuva deixou ruas e casas alagadas em Canasvieiras e nos bairros Rio Vermelho, Vargem Pequena, Ingleses e Vargem do Bom Jesus. Há 16 pessoas desalojadas e seis desabrigadas. Na região Sul, em Criciúma, a chuva provocou pontos de alagamentos e destelhamento de casas.

Ao menos dois hospitais no estado sofreram estragos: o Hospital Municipal Santa Inês, de Balneário Camboriu, e a Fundação Médico-Social Rural de Ponte Alta, único centro médico do município. Devido aos danos, os dois hospitais – que têm capacidade para 200 leitos, ao todo – tiveram de ser interditados e os pacientes foram transferidos para outros centro médicos. A previsão é que o hospital de Balneário Camboriu só volte a funcionar na próxima semana, e o de Ponte Alta, hoje.

A Rodovia BR-101, na região do Morro do Boi, em Camboriú, estava interditada deste ontem após um deslizamento de terra. Segundo a Polícia Rodoviária Federal, a pista foi liberada no começo da manhã de ontem. A Defesa Civil está em alerta nos próximos dias devido à previsão de chuva intensa, principalmente entre o planalto e o litoral catarinense. Há riscos de alagamentos e deslizamentos no Litoral e Vale do Itajaí.

Minas Gerais

Um homem de 50 anos é a 32ª vítima das chuvas que atingem Minas Gerais desde setembro do ano passado, segundo informações divulgadas ontem pela Defesa Civil do Estado. De acordo com o órgão, José Carlos Diniz morreu após ser arrastado pelas águas do Rio Lambari durante enchente na cidade de Cristina, no último sábado. O estado já tem 190 municípios em situação de emergência e 440 pessoas feridas. Ainda segundo a Defesa Civil, 248 cidades foram afetadas de alguma forma pelas chuvas, prejudicando 1.123.713 pessoas. Desse total, 106.858 continuam desalojados e outros 10.306 permanecem desabrigados.

São Paulo

A pancada de chuva que atingiu parte da cidade de São Paulo durante a madrugada de ontem provocou o transbordamento do córrego Itaquera-Mirim, inundando diversas ruas próximas. De acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) da Prefeitura de São Paulo, a chuva atingiu mais severamente o extremo leste da cidade. Os bombeiros enviaram cinco viaturas para atender pessoas que ficaram ilhadas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]