• Carregando...

Unidade de saúde em Curitiba suspende atendimentos por causa de alagamento

A Unidade Municipal de Saúde do Tarumã, em Curitiba, foi invadida pelo alagamento que se formou no bairro na noite de quarta-feira (16) e suspendeu os atendimentos nesta quinta-feira (17) por tempo indeterminado. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, funcionários fazem a limpeza do local e, enquanto a unidade fica fechada, os pacientes que precisam dos serviços estão sendo encaminhados para as unidades Bairro Alto e Higienópolis.

Leia a matéria completa

As fortes chuvas que caíram entre a noite de quarta-feira (16) e a madrugada desta quinta-feira (17) voltaram a provocar transtornos por todo o Paraná. De acordo com dados da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros, foram registradas, ao todo, 11 quedas de árvore, oito pontos de alagamento e danos em cinco residências, nas cidades de Curitiba, Pinhais, Ponta Grossa, Paranaguá, Cianorte, Irati e Andirá. Apesar dos prejuízos, não houve registro de feridos, desalojados ou desabrigados durante a noite.

Na tarde de quarta-feira, um temporal que atingiu o Noroeste do estado já havia provocado 22 quedas de árvore e 14 pontos de alagamento em Maringá e a morte de um agricultor que foi atingido por um raio na cidade de São Pedro do Ivaí. No início da noite, as chuvas chegaram à região metropolitana de Curitiba e às regiões do Norte Pioneiro, Centro-Sul, Campos Gerais e Litoral.

Em Cianorte, no Noroeste, entre as 18 horas e as 22h30, foram registradas cinco quedas de árvore, além de um alagamento e um destelhamento em residências. Em Paranaguá, no litoral, foram cinco ocorrências de alagamento em casas e um destelhamento. Segundo o capitão Emmanuel Jonas Emmanuel Benghi Pinto, coordenador da 8ª Regional da Defesa Civil, que atende à região do litoral, três pessoas tiveram de ser removidas temporariamente de suas casas até o nível da água baixar, mas todas já voltaram às residências. "Houve chuvas severas também em Guaratuba, mas felizmente não tivemos registro de danos", diz o capitão.

Na região de Ponta Grossa, foram registrados três casos de destelhamento de residências e três quedas de árvore, conforme dados da Defesa Civil. Segundo o capitão Antonio Geraldo Hiller Lino, chefe da seção técnica do órgão, foi feita a entrega de lona aos moradores afetados e ninguém precisou deixar a casa.

Em Curitiba, a região mais atingida foi o bairro Tarumã. Um grande alagamento, que também chegou ao bairro Alto Tarumã, em Pinhais, atingiu 11 casas. Na manhã desta quinta-feira, moradores da área contabilizavam os prejuízos com as perdas de móveis e objetos por causa da água.

Houve registro ainda de uma queda de árvore no bairro Uberaba durante a madrugada. Segundo o Corpo de Bombeiros, a árvore ficou escorada sobre uma residência, mas, uma vistoria no local apontou que não havia riscos para a estrutura do imóvel. O trabalho de remoção deve ser feito nesta tarde.

Segundo registros do Corpo de Bombeiros, houve ainda uma queda de árvore em Andirá, no Norte Pioneiro, e um ponto de alagamento em Irati, na região Centro-Sul. Todos os casos registrados já foram atendidos.

Mais chuvas

Segundo o meteorologista Fernando Mendes, do Instituto Tecnológico Simepar, uma série de fatores contribuíram para as fortes chuvas que caíram sobre o estado. Desde a quarta-feira, uma frente fria se desloca pelo Oceano Atlântico, na altura do Rio Grande do Sul, o que contribui para a entrada de umidade no continente. "Com umidade várias áreas de nebulosidade se formam, principalmente nas regiões de serra", diz o meteorologista. "O aglomerado dessas formações, associado às altas temperaturas é que provoca a instabilidade", explica.

Para esta quinta e sexta-feira (18), a previsão é de mais chuvas em grande parte do estado. "Entre a região de Curitiba e o litoral, os dias devem começar mais nublados, o que impede a elevação das temperaturas e dificulta a formação de áreas de instabilidade", diz. "No entanto, não se descarta a possibilidade de temporais em outras regiões. Apenas não temos como dizer onde é que devem ocorrer".

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]