• Carregando...
 | Ivonaldo Alexandre/ Gazeta do Povo
| Foto: Ivonaldo Alexandre/ Gazeta do Povo

Violência

Na última semana não houve homicídios em áreas ocupadas

A queda no número de homicídios na Cidade Industrial é um dos principais focos do trabalho da Polícia Militar e das demais forças de segurança pública. Entre o primeiro dia de trabalho – no último dia 16 – e ontem, nenhum homicídio foi registrado nas vilas atendidas pelo policiamento. Em toda a CIC, duas pessoas morreram no período, uma próxima à Rodovia do Xisto e outra na CIC Norte, perto da BR-277. No mês, cinco pessoas foram assassinadas na CIC.

Apesar de os números ainda serem altos, segundo o comandante-geral da PM em exercício, coronel César Alberto Souza, entre 2007 e 2010, o número de assassinatos era de nove por semana, o que deixava a CIC entre os bairros mais violentos do estado. "No Uberaba, que foi o nosso grande laboratório para a UPS, esses índices eram de oito a dez mortes por mês", exemplifica. De janeiro a julho deste ano, foram 43 assassinatos.

Para melhorar o policiamento tanto nas UPS quanto nas demais regiões da CIC, a Polícia Militar vai instalar, até o fim de agosto, o 23.° Batalhão da PM no bairro. Os policiais que fazem parte das unidades nas quatro vilas também serão incorporados ao novo batalhão.

Operações

Nos sete primeiros dias de operações policiais nas quatro vilas ocupadas, 1.507 pessoas foram abordadas, onze foram presas, dois adolescentes foram apreendidos e 389 veículos foram abordados. Desses, 28 foram apreendidos e dois recuperados por denúncia de furto e roubo. (RB)

A sensação de paz e segurança se faz presente entre os moradores da Cidade Industrial de Curitiba uma semana depois da chegada do policiamento para a implantação das quatro Unidades Paraná Seguro (UPS). A presença das forças de segurança do estado e do município nas vilas Verde, Sabará, Caiuá e Nossa Senhora da Luz levou esperança aos moradores, mas muitos ainda temem que o efetivo abandone as comunidades com o passar do tempo.

Após a ocupação das quatro comunidades da CIC, na manhã do dia 16, que contou com a participação de 1,3 mil policiais militares, civis e guardas municipais, o efetivo de segurança na região, segundo a PM, permanece em cerca de 500 homens, que trabalham em turnos, de acordo com a demanda das vilas. No dia 18, quando a Vila Sabará recebeu, em definitivo, a primeira UPS da CIC, 30 policiais militares, com curso em policiamento comunitário, foram deslocados para a região. Na manhã de hoje, a PM fará a instalação oficial das UPS nas Vilas Nossa Senhora da Luz e Caiuá. No próximo dia 31, será a vez da Vila Verde.

Melhoria

A presença policial fez os moradores terem mais confiança em relação ao futuro do bairro. O presidente da Associação de Moradores da Vila Nossa Senhora da Luz Israel Araújo Muniz, que mora no local há 20 anos, acredita que o nível de criminalidade vai diminuir. "Espero que a polícia continue com um trabalho mais comunitário e que ela esteja perto das escolas, em locais movimentados e nas praças com academias ao ar livre."

O líder comunitário comenta que, durante os 20 anos em que mora na vila, presenciou dois homicídios em um mesmo dia. Ele acredita que a presença policial iniba a criminalidade.

Para Lucinéia Santiago, proprietária de um salão de beleza na Vila Caiuá, chegar em casa à noite era uma tarefa complicada sem a presença policial. "Eu tinha que dar a volta na quadra para conferir se tinha ou não algum bandido para, depois, entrar em casa."

Desconfiança

A presença de policiais e guardas civis é elogiada pela população, mas muitos temem que o efetivo deixe as vilas após as eleições. A comerciante Ana Maria Machado trabalha na Vila Sabará e desconfia que o policiamento saia da região com o tempo. "Por ser um ano de eleições a gente desconfia."

O aposentado Raimundo de Oliveira, morador da Vila Nossa Senhora da Luz, já sentiu a queda no número de policiais. "Nos primeiros dias ,a gente via muito policial, o que deu um susto nos bandidos. Mas eles [os policiais] foram embora e a gente vê poucos agora", diz.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]