• Carregando...
Ciclistas levaram cartazes e faixas para protestar contra a falta de ousadia nas políticas voltadas ao uso da bicicleta | Elton Damasio/Gazeta do Povo
Ciclistas levaram cartazes e faixas para protestar contra a falta de ousadia nas políticas voltadas ao uso da bicicleta| Foto: Elton Damasio/Gazeta do Povo

Acordo

Projeto será avaliado por usuários

Segundo o chefe de gabinete do prefeito Luciano Ducci, José Antônio Andreguetto, o projeto da ciclofaixa de lazer está dissociado dos planos de ciclomobilidade na cidade. "É preciso deixar claro que são duas campanhas bem distintas: a implantação de infraestrutura da mobilidade de fato e a implantação de uma campanha de educação, voltada ao lazer", pontua. Andreguetto e outros representantes do município se reuniram na última sexta-feira com ciclistas para discutir as características do projeto.

Na avaliação do presidente da União dos Ciclistas do Brasil, Antonio Miranda, a ciclofaixa não ajuda a educar os motoristas, pois foi demarcada do lado esquerdo. "A leitura do motorista é de que aquele espaço, nos outros 29 dias do mês, é da bicicleta. A maioria dos motoristas desconhece que o ciclista tem o direito e o dever de andar do lado direito", diz. O Circuito de Lazer vai ser avaliado por integrantes de movimentos em defesa das bikes. Um parecer técnico será apresentado no dia 31 de outubro.

Cerca de 300 ciclistas protestaram ontem de manhã contra o Circuito Ciclofaixa de Lazer, inaugurado pela prefeitura de Curitiba no fim de semana. O circuito, com quatro quilômetros de extensão, foi criado para oferecer, em determinados dias e horários, vias exclusivas para bicicletas em ruas centrais da capital paranaense. Mas as faixas foram pintadas do lado esquerdo da via de rolamento, contrariando o que está previsto no artigo 58 do Código de Trânsito Brasileiro. Em protesto, os manifestantes ignoraram a demarcação e circularam pelas pistas da direita, pedindo também o funcionamento de ciclofaixas todos os dias da semana.

O movimento foi organizado por meio de redes sociais. Ao contrário do previsto, não houve inauguração oficial do novo espaço com a presença do prefeito, Luciano Ducci (PSB), ou de representantes da administração municipal. O circuito foi simbolicamente inaugurado pelos próprios ciclistas, que, depois de percorrerem o trajeto, se dirigiram à casa de Ducci para uma manifestação. Lá, eles gritaram palavras de ordem, exigindo políticas públicas voltadas ao uso da bicicleta não apenas como lazer. O prefeito não desceu para conversar com os manifestantes.

De acordo com a assessoria de imprensa da prefeitura, Ducci não compareceu ao evento em razão de um princípio de pneumonia. Outros compromissos do prefeito também foram desmarcados pelo mesmo motivo, segundo a assessoria.

O projeto

O projeto de ciclofaixas de lazer prevê a implantação, até o segundo semestre de 2012, de 15 quilômetros de vias exclusivas para a circulação de bicicletas, com operação todos os domingos e feriados. Nessa primeira etapa, o chamado Circuito Ciclofaixa vai ser realizado em apenas um domingo por mês, das 8 às 16 horas. A ciclofaixa voltará a funcionar nos dias 27 de novembro, 18 de dezembro, 15 de janeiro, 12 de fevereiro e 25 de março. Nos meses seguintes, o objetivo é estender a faixa para ciclistas até o Parque Barigüi, aumentando os dias de uso.

O casal Guilherme Langner, 27 anos, e Karina Rafailov, 24, aprovou a novidade. Os dois passaram a tarde estreando a ciclofaixa. "Agora é expandir e melhorar as ciclovias existentes", afirma Guilherme. O casal usa a bicicleta eventualmente para trabalhar. Em média, utilizam o veículo quatro dias por semana. "Pedalamos sempre. A ciclofaixa é um primeiro passo importante", conta o rapaz.

O chefe de gabinete da prefeitura de Curitiba, José Andreguetto, afirma que o município não tem condições de operar a ciclofaixa de lazer semanalmente, por falta de estrutura e pessoal. Segundo ele, agentes de trânsito e guardas municipais já estariam envolvidos com outros eventos do calendário da cidade, o que impediria a operacionalização semanal da estrutura.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]