• Carregando...

A chuva e os fortes ventos que atingiram o litoral do Paraná ontem são resultado de um ciclone extratropical que passou pelo estado. Mesmo se deslocando para o oceano, o ciclone ainda deixa a Defesa Civil, pescadores e moradores das praias em alerta. Os chamados ciclones extratropicais, comuns durante o outono e o inverno, são centros de baixa pressão, compostos por ventos que circulam em sentido horário.

"Eles são formados após a passagem de frentes frias, que geralmente ocasionam chuvas e áreas de instabilidade. Porém, nem toda frente fria gera ciclones", afirma Marcelo Brauer, do Instituto Tecnológico Simepar. Ele explica que o chamado veranico, que elevou as temperaturas no estado durante as últimas duas semanas, colaborou para que a massa de ar frio chegasse com mais força, facilitando a formação do ciclone. "Fortes rajadas de vento ainda podem atingir o litoral no dia de hoje, deixando o mar bastante agitado (mas sem previsão de ressacas)", alerta.

Em Curitiba, cerca de 25 casas sofreram com alagamentos e destelhamentos provocados pelo tempo chuvoso, na terça-feira. A unidade de saúde do Sítio Cercado ficou sem energia elétrica e, ontem, interrompeu os atendimentos. Em algumas regiões do estado, a alta nebulosidade e a chuva impediram a queda na temperatura e a ocorrência de geadas.

O Simepar prevê, para os próximos dias, céu nublado com temperaturas em elevação durante a tarde. A máxima hoje em Curitiba não deve passar dos 14ºC. No litoral, a chuva pode continuar amanhã, porém leve e sem riscos de temporal. No sábado, a temperatura deve ficar entre os 15ºC e 25ºC. Apesar da possibilidade de geadas moderadas na madrugada de sexta-feira em algumas cidades das regiões Oeste e Sudoeste, no fim de semana o tempo deve permanecer bom em todas as regiões do estado.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]