• Carregando...

O mar fica agitado e há possibilidades de ressaca nesta segunda-feira (29) no litoral paranaense. Segundo o Instituto Tecnológico Simepar, a frente fria associada ao ar quente e úmido provoca um ciclone extratropical em alto mar. A definição de ciclone é: "onde os ventos giram no sentido horário e a pressão atmosférica é muito mais baixa no seu centro que nas bordas". Extratropical é porque vai ocorrer abaixo dos trópicos.

De acordo com o meteorologista Marcelo Brauer, o fenômeno não vai passar por nenhuma cidade e o alerta é somente para mar agitado nesta segunda-feira. "O ciclone vai se formar em alto mar e sai para o oceano. Não é furacão nem tornado, não tem nada haver com o Catarina ou Katrina. Aqui em Curitiba o tempo fica mais úmido e as nuvens mais concentradas. Quem estiver nas praias é bom seguir as orientações da Defesa Civil e ter bom senso se ver que o mar está agitado para não entrar na água", explicou Brauer.

Segundo o meteorologista, o ciclone vem sendo monitorado desde sexta-feira (26) e nesta segunda é o dia mais crítico. "O alerta para mar agitado fica até quarta-feira (24). Amanhã (30), o ciclone deve diminuir ao se afastar para o Leste e, na quarta, a situação se normaliza", afirmou.

Nesta segunda é desaconselhável a navegação de embarcações de pequeno e médio porte. O núcleo do ciclone está entre o litoral do Paraná e norte do litoral de Santa Catarina.

Outras regiões

Nas outras regiões do estado, a segunda-feira será com tempo instável. À tarde, em razão do calor e da alta umidade, chove forte em todas as cidades do estado. Em Curitiba as temperaturas variam entre 19ºC e 23ºC. No litoral a máxima atinge os 26ºC.

No interior do estado vão ocorrer pancadas de chuva isolada durante à tarde. A máxima chega aos 30ºC em Foz do Iguaçu, no Oeste. Segundo o Simepar, o tempo continua instável e com previsão de chuvas na terça-feira.

A partir de quarta o tempo volta a melhorar e Sol aparece em quase todo o estado. Somente no litoral e em Curitiba o tempo fica nublado. A situação permanece dessa forma até sexta-feira (2).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]