i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Unesco

Cidade do Rio disputa título de Patrimônio da Humanidade

  • PorAgência Estado
  • 22/10/2008 21:01

Rio de Janeiro - Se passar pelo crivo da Unesco, o Rio de Janeiro poderá ser a primeira cidade grande do mundo contemplada com o título de Patrimônio da Humanidade. A capital fluminense integra a lista indicativa brasileira desde 2001, mas, antes de a candidatura ser lançada oficialmente, será preciso delimitar qual área da cidade será incluída – uma vez que, se for aprovada, o município e o país deverão se comprometer a preservá-la.

A lista, que inclui candidatos como o Parque Nacional do Pico da Neblina, no Amazonas, o Conjunto Arquitetônico da Pampulha, em Belo Horizonte, e os conventos franciscanos do Nordeste, é revista a cada dez anos. Segundo o presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Luiz Fernando de Almeida, a relação precisa mesmo ser atualizada. "Ela não corresponde mais à diversidade do patrimônio cultural brasileiro, pois está muito focada no patrimônio colonial lusitano", explicou.

O título normalmente é concedido a comunidades tradicionais e a áreas rurais, mas não a uma metrópole. Buenos Aires chegou a se candidatar, mas voltou atrás. Em 2009, o Brasil apresentará como seu candidato o Caminho do Ouro, em Paraty, no litoral sul fluminense.

Na segunda e terça-feira, reuniões técnicas promovidas pelo Iphan e pela Unesco debateram possibilidades de fomento a políticas relacionadas ao setor na América Latina, no Caribe e em países de língua portuguesa da África e da Ásia. Hoje e amanhã, será hora de tratar da atualização da lista indicativa.

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 0 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.