A surrada expressão "canteiro de obras" define bem o que é Bogotá hoje. A capital colombiana experimenta uma prosperidade nunca antes vista, resultado de uma economia forte e diversificada. A cidade é a sétima mais rica da América Latina, está entre os 50 maiores mercados de consumo do mundo e tem a segunda maior concentração populacional da região.
Por todos os lados, os visitantes observam máquinas e operários trabalhando em um ritmo frenético. A começar pela construção do novo Aeroporto Internacional El Dorado, erguido ao lado do já existente, que dobrará a capacidade do terminal aéreo atual. Há ainda novos centros comerciais, ciclovias (ao todo a cidade tem 330 quilômetros de vias exclusivas para bicicletas) e megaviadutos começando a tomar forma.
O mesmo ocorre no sistema Transmilênio. Está em curso a fase três do projeto (ao todo são oito), talvez a mais importante até agora, orçada em US$ 966 milhões e com previsão de término em dezembro. Mais 32 quilômetros de corredores exclusivos serão acrescidos ao sistema, levando o Transmilênio para a região oeste da cidade, mais próxima do aeroporto, conforme prevê o plano de expansão urbana de Bogotá. Outras nove empresas serão escolhidas via licitação para operar mais 369 ônibus dos quais 260 biarticulados a partir de janeiro de 2012, substituindo parte dos ônibus informais e implantando definitivamente o Sistema Integrado de Transporte Público.
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