Mesmo na vanguarda, Curitiba é inspiração imperfeita
Com 41 anos de planejamento urbano, Curitiba vira e mexe empresta sua experiência em determinadas áreas para cidades de outros países. O presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), Luís Henrique Fragomeni, cita o "Sistema Transmilenium", adotado no transporte coletivo de Bogotá, na Colômbia e a integração de 460 quilômetros de linhas exclusivas para biarticulados com o sistema de metrô de Seul, na Coréia do Sul. "Mas devemos servir como inspiração e não modelo. Cada cidade tem realidades e culturas distintas", diz.
Fragomeni ainda ressalta que servir de inspiração não quer dizer que Curitiba tenha uma administração urbana perfeita. "Temos aqui (no curso) técnicos e especialistas que representam 70% do total da população de todos os países da América Latina. Apesar de reconhecerem que Curitiba é especial, fazem críticas consistentes que podem lapidar nossas idéias", afirma.
Fragomeni diz que haverá muitas outras oportunidades para a troca de experiências, já que a parceria entre o Ippuc e a Jica prevê a realização de mais cinco cursos entre 2007 e 2010. Os cursos vão possibilitar a capacitação de técnicos de países da América Latina, África e Ásia, especialmente os de língua portuguesa (Timor Leste e Macau) no planejamento e na gestão de cidades, bem como a formação de um corpo de especialistas multiplicadores em seus países de origem.
O que o transporte coletivo da região metropolitana de Lima, no Peru, as habitações populares de Santa Fé, na Argentina, e a região metropolitana de Manágua, na Nicarágua, podem ter em comum? Pesquisadores e técnicos de 12 países latino-americanos, que até o dia 23 de março participam, em Curitiba, de um curso internacional de práticas em gestão, mostram que os problemas nos grandes centros urbanos são parecidos e que as soluções podem ser encontradas pela troca de experiências vividas por essas cidades.
A partir da próxima segunda-feira, 11 especialistas estrangeiros irão apresentar casos de planejamento e gestões urbanas que estão sendo adotados em cidades da Bolívia, México, El Salvador, Nicarágua, Paraguai, Peru, Chile, Colômbia e Argentina. Entre eles está o plano para a criação de um sistema de transporte coletivo na região metropolitana de Lima.
A capital peruana se inspira no modelo de Curitiba para a criação do projeto. A intenção, segundo explica o contador e professor da Universidade Major de San Marcos, Nestor Adolfo Macedo, é adotar um sistema de transporte coletivo, com empresas e itinerários definidos, e integrá-lo com o metrô de superfície, já existente na cidade. "Temos um sistema de ônibus irracional e sem planejamento", diz. Lá, qualquer um que tiver um ônibus pode criar uma linha e transportar passageiros. Macedo, porém, deixa claro que a inspiração vem de um sistema que funciona, mas não é perfeito. "Curitiba precisa de outro modo de transporte coletivo. O sistema já chegou ao seu limite", opina.
A capital e maior cidade da Nicarágua, Manágua, também está implantando uma prática semelhante já existente na região metropolitana de Curitiba. Desde o fim de 2006, está em processo de criação uma associação entre os 30 municípios que integram a região metropolitana e que reúnem uma população de 1,8 milhão de habitantes. De acordo com o arquiteto da prefeitura de Manágua, Luiz Otávio Mendoza, faz falta uma entidade que coordene uma área que atinge cerca de 5,3 km2. "O crescimento é completamente desordenado e os problemas da metrópole acabam ultrapassando a sua jurisdição", diz.
Já o arquiteto e diretor provincial de Moradias e Urbanismo do governo de Santa Fé, Pablo Martin Cuello, apresenta um projeto que visa minimizar os efeitos do déficit habitacional na cidade de Rosário, o segundo maior centro urbano da metrópole argentina Santa Fé, que possui 1,7 milhão de habitantes. O projeto integra um programa federal de construção de moradias sociais, em que o governo financia o imóvel para o cidadão e que prevê a construção de 5 mil moradias na cidade.
Cuello apresenta o histórico das habitações populares de seu país e mostra exemplos que não deram certo, como grandes conjuntos de prédios implantados na década de 70. "Não tinha manutenção nas áreas comuns e em nenhum desses locais foi criado sequer um condomínio. Em muitos deles impera a violência, onde a polícia não consegue nem entrar", diz.
Como solução, agora o governo argentino está oferecendo casas com até três pavimentos, mas em locais mais distantes do Centro da cidade e com toda a infra-estrutura necessária, como água, luz e esgoto, por exemplo. "Os cidadãos argentinos parecem valorizar mais a propriedade única sobre a terra", diz.
O curso tem a coordenação técnica do Instituto de Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) e faz parte do Programa de Treinamento para Terceiro Países (TCTP) da Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA). Os participantes são bolsistas convidados pela JICA.
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