• Carregando...
Chuva causou estragos em Londrina e em várias cidades do Paraná | Roberto Custódio / Agência de Notícias Gazeta do Povo
Chuva causou estragos em Londrina e em várias cidades do Paraná| Foto: Roberto Custódio / Agência de Notícias Gazeta do Povo

Cinco cidades do Paraná decretaram situação de emergência devido aos temporais que atingiram o estado no último fim de semana. A informação é da Defesa Civil do Paraná, publicada nesta terça-feira (24). Corbélia, Realeza, São João, Salto do Lontra e Verê oficializaram a utilização do instrumento que permite agilizar intervenções de urgência na cidade com a dispensa de licitação e possibilita também a solicitação de recursos.

De acordo com balanço divulgado pela Defesa Civil, pelo menos 3.291 precisaram deixar as suas casas, e 2.511 ainda continuam nessa condição. O número de afetados de alguma maneira pelas tempestades passou para 59.644 mil, com 12.644 casas danificadas em 41 cidades.

Em Corbélia, onde ocorre a situação mais crítica, 2,8 mil residências foram danificadas pelo granizo, que deixou 915 pessoas desalojadas, 15 desabrigadas e 23 feridas. A cidade tem pouco mais de 16 mil habitantes e 11.953 foram diretamente afetados pelo mau tempo. Com os problemas causados pelas tempestades, o abastecimento da cidade foi prejudicado e a estimativa inicial de prejuízos é de R$ 10 milhões.

O granizo também deixou estragos em outras cidades, entre elas Nova Prata do Iguaçu, no sudoeste, com 1,5 mil casas afetadas, São João, Verê, também no sudoeste, e Prudentópolis, no sul, todas com mil residências avariadas. Em Salto do Lontra, a responsável por danos em 1,2 mil casas foram as chuvas intensas.

Norte e Centro-Oeste

As áreas rurais de Iporã, Douradina, Icaraíma, Nova Londrina, Santa Isabel, Loanda, Ubiratã, Iretama, Louisiana e Roncador ficaram sem luz por causa de tempestades. Na região, 90 mil casas ficaram no escuro. Em Londrina, no norte, além de quedas de energia, ventos de até 107 quilômetros/hora foram registrados. Em um shopping da cidade, pedaços do teto caíram na praça de alimentação.

Por causa do temporal, 39 escolas municipais da cidade foram afetadas e seis delas não puderam abrir as portas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]