• Carregando...
Memorial Ucraniano: logo na entrada do parque Tingui, o memorial erguido em homenagem aos imigrantes ucranianos que se instalaram no Paraná conta com uma réplica da antiga capela de São Miguel. | Aniele Nascimento/Gazeta do Povo
Memorial Ucraniano: logo na entrada do parque Tingui, o memorial erguido em homenagem aos imigrantes ucranianos que se instalaram no Paraná conta com uma réplica da antiga capela de São Miguel.| Foto: Aniele Nascimento/Gazeta do Povo

O feriado de Páscoa pode ser uma boa oportunidade para explorar a cidade, saindo do roteiro e conhecendo novos parques, museus e pontos de interesse. Opções não faltam: só os parques municipais somam 29, sem contar espaços de cultura e lazer, praças, memoriais, etc. Listamos aqui cinco delas para quem quiser aproveitar o feriado e conhecer Curitiba um pouco melhor.

Todos os parques e bosques de Curitiba

Ainda em 2015, a Gazeta do Povo preparou um mapa com a localização e os horários de funcionamento dos parques e bosques de Curitiba. Como é feriado de Páscoa, pode ser que esses locais tenham horários especiais, confira no serviço de abre e fecha

Memorial Ucraniano

Logo na entrada do parque Tingui, o memorial erguido em homenagem aos imigrantes ucranianos que se instalaram no Paraná conta com uma réplica da antiga capela de São Miguel (a original é do município de Mallet), um campanário, que simboliza a integração com a nova terra, e uma casa típica da arquitetura ucraniana, onde funciona uma loja de produtos artesanais. Há ainda uma pêssanka (ovo pintado à mão) gigante e uma exposição permanente de pêssankas na réplica da capela. No Sábado de Aleluia, às 16 horas, acontece a tradicional Bênção dos Alimentos.

Endereço: Rua Dr. Mba de Ferrante, s/nº, Parque Tingui - São João.

Funcionamento: de terça a domingo, das 10h às 18h.

Museu do Holocausto

Primeiro Museu do Holocausto do Brasil, o local possui em seu acervo diversos objetos, fotos e vídeos que contam um pouco da história de um dos principais fatos históricos do século 20. Entre os vídeos há depoimentos de sobreviventes da Segunda Guerra que se mudaram para Curitiba. Parte dos itens do acervo fica exposta permanentemente no museu e os demais podem ser vistos em dois computadores ao final da visita. As visitas, guiadas não, devem ser agendadas pelo site www.museudoholocausto.org.br.

Endereço: Rua Cel. Agostinho Macedo, 248 - Bom Retiro.

Funcionamento: de segunda a quarta, das 8h30 às 11h30 e das 14h30 às 17h30. Sexta das 8h30 às 11h30 e domingo das 9h às 12h.

Parque Lagoa Azul

Antiga propriedade da família Segalla, a área de mais de 125 mil metros quadrados já foi um parque particular, mas há anos é aberto ao público. O espaço conta com um bistrô, na casa onde antigamente era a sede da propriedade, um moinho de milho recuperado, e um mirante com vista do lago. Há também trilhas, brinquedos de troncos, canchas esportivas, churrasqueira, deck e estacionamento.

Endereço: Rua Colomba Merlin, 476 (próximo da Igreja do Umbará).

Funcionamento: diariamente, das 7h às 19h. Bistrô – segundas, das 11h às 14h; de terça a sexta, das 11h às 18h; sábado e domingo, das 11h às 19h.

Parque Vista Alegre

Um dos parques “mais novos” da cidade e o primeiro a ter uma cachoeira (a queda do Tangua é artificial). Entregue à população em setembro de 2015, o parque está numa área onde há mais de dez anos funcionava uma pedreira. Com a desativação, a natureza começou a se recuperar e, hoje, 70% da vegetação é nativa. Além da cachoeira, o local conta com trilhas (em terreno inclinado) e playground. Há duas entradas, uma pela rua João Maria Sobrinho e outra pela Luiz Leduc, e em cada uma delas há um portal e uma área para estacionamento.

Endereço: Rua João Maria Sobrinho, 88 – Vista Alegre.

Santuário Tabor Magnificat

Conhecido pelos frequentadores como Santuário Schoenstatt, o local é sede de uma pequena igreja construída em homenagem à Mãe, Rainha e Três Vezes Admirável de Schoensatt. Além da capela, o santuário possui uma bela área verde, um café e uma loja de artigos religiosos. Quem preferir pode combinar a visita ao local com uma ida à missa, celebrada pelo menos uma vez por semana (os horários podem ser conferidos no blog do Santuário).

Endereço: Rua Padre José Kentenich, 552 – Campo Comprido.

Funcionamento: todos os dias, das 7h30 às 18h30. Atendimento ao sacerdote – terça a domingo, das 9h30 às 11h30 e das 14h30 às 17h. Café Magnificat – de terça a domingo, das 9h às 18h. Loja Magnificat (artigos religiosos) – de segunda a domingo, das 8h às 18h.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]