• Carregando...

Cinco presos fugiram do 1º Distrito Policial (DP) de Curitiba, no Centro da cidade, na madrugada desta sexta-feira (5) e apenas um foi recapturado pela polícia. A fuga aconteceu à 0h20 da delegacia, que, ao contrário da determinação da Secretaria de Segurança Pública do Paraná (Sesp) que proíbe a manutenção de presos nas delegacias, mantinha 34 encarcerados, em um espaço em que cabiam apenas quatro.

Segundo o superintendente da Delegacia de Polícia Civil, Clóvis Pinheiro, os presos abriram um buraco na parede da cadeia e passaram para a sala de investigação. De lá, pularam pela janela que dá para o pátio da delegacia, com saída para a Rua André de Barros. “Escaparam cinco, mas poderiam ter sido 15, caso os policiais de plantão não estivessem atentos. E, por orientação, não houve disparo de tiros”, conta. A manutenção dos presos na delegação, afirma, é pela falta de vagas em presídios, afirma.

Dos quatro foragidos, dois estavam detidos por tráfico e outros dois por porte ilegal de arma e roubo.

A Sesp informou que para contornar o problema da superlotação de presos em delegacias precisado apoio do Poder Judiciário e do Ministério Público, para a adoção de penas alternativas. Paralelamente a isto, a secretaria têm transferido de 100 a 150 presos semanalmente para o sistema prisional.

A secretaria diz, ainda, que em aproximadamente 90 dias começará a implantar as Varas de Audiência de Custódia, que visam inquéritos em até 24 horas para casos de flagrante, em que a pessoa seja apresentada e inquirida pelo juiz competente, ouvidos também o Ministério Público e o advogado do preso.

A adoção de tornozeleiras para presos de crimes de menor potencial ofensivo e obras em penitenciárias são outras medidas adotadas, segundo a Sesp.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]