• Carregando...

Fortes chuvas que atingiram Minas Gerais durante o carnaval derrubaram ontem parte do reboco de uma parede da catedral de Nossa Senhora do Pilar, na cidade histórica de São João del Rei, no centro do estado. A igreja foi tombada em 1949 pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

O buraco tem dois metros de largura por seis de altura, de acordo com o chefe do escritório técnico do Iphan na cidade, Mario Antonio Ferrari Felisberto. "Caiu o adobe [tijolos de argila] da parte externa da parede e a estrutura do prédio não foi danificada", afirmou. A reforma, que deve custar entre R$ 3 mil e R$ 5 mil, deve começar na próxima segunda-feira se não chover mais, informou.

Região Sul

A chuva causou prejuízos em pelo menos oito cidades, de acordo com a Defesa Civil. O Sul de Minas foi a região mais afetada. Carmo do Rio Claro (a 362 km de Belo Horizonte) decretou estado de calamidade pública. Na cidade, a maior parte da zona rural está inacessível por terra porque estradas foram destruídas. Não há desabrigados na cidade.

A situação mais grave foi registrada em Espera Feliz (a 382 km de Belo Horizonte), na Zona da Mata mineira. Uma forte chuva atingiu a cidade ontem e deixou dezenas de casas submersas. De acordo com a prefeitura, 60 famílias estão desalojadas e outras 28 desabrigadas. Em Pains (a 217 km de Belo Horizonte), são 230 pessoas desalojadas por causa de inundações, segundo a prefeitura.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]