• Carregando...

A chegada do inverno traz muito mais do que o frio. Por causa do clima seco, as queimadas se tornam uma preocupação a mais para o Corpo de Bombeiros. Apesar de ocorrerem durante todo o ano, é nesta época que elas se intensificam devido à baixa umidade do ar, típica do período. No Paraná, foram registrados em junho 814 casos de incêndios am­­bi­­­en­­­­tais, 171% a mais do que em maio deste ano.

Em junho do ano passado, em decorrência da alta incidência de chu­­­­vas, o número de queimadas ­­­foi de 674 – 20,7% menor do que nes­­­­te ano. ­­­De janeiro a junho de 2010, ­­­os bombeiros contabilizam ­­­3.637 incêndios ambientais no es­­tado.

Segundo o relações públicas do Corpo de Bombeiros, tenente Leonardo Mendes, os casos se espalham por todas as regiões. Áreas urbanas ou rurais são atingidas da mesma forma por esse problema. "A maioria das queimadas é gerada pelas pessoas. Então, é preciso que elas se conscientizem", afirma o tenente.

Lixo

Nas áreas urbanas esses incêndios ocorrem, principalmente, porque muitos moradores queimam lixos em terrenos baldios, como é o caso descrito por uma moradora do Jardim Esplanada, em Curitiba. De acordo com ela, que preferiu não se identificar, pedreiros queimaram entulhos de uma construção na beira de um córrego do bairro. O incêndio não chegou a causar grandes danos porque a moradora chamou rapidamente os bombeiros.

Já no interior, as causas de incêndio são diferentes. "Existe uma situação especial no interior, que é a preparação para as roças", conta Mendes. Muitos agricultores limpam suas terras antes de plantar queimando o terreno, prática não recomendada pelos bombeiros.

Para o doutor em engenharia ambiental da Universidade Federal do Paraná (UFPR) Eduardo Gobbi, as queimadas têm consequências dramáticas. "Há muita perda de vegetação, afetando a fauna e a flora", afirma. Além disso, embora possa parecer uma consequência menor, o incêndio contribui para o agravamento do efeito estufa. "Tem ainda a questão atmosférica com a emissão de mais gás carbônico", explica. O especialista ainda ressalta que, nas áreas de plantio, a preparação das roças por meio das queimadas acabam prejudicando a biodiversidade existente na camada do solo.

Serviço:

Em caso de incêndio, ligar 193, para o Corpo de Bombeiros, ou para a Força Verde, no 0800-6430304.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]