• Carregando...

A Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) de Londrina, no Norte do Paraná, intensificou a fiscalização no Terminal Urbano do centro para impedir a atuação de vendedores ambulantes e também das pessoas que comercializam créditos de transporte na entrada do prédio. Na manhã de segunda-feira (9), os agentes municipais, com apoio da Polícia Militar, apreenderam mercadorias, o que gerou protesto por parte dos vendedores.

O aumento da fiscalização pegou de surpresa os ambulantes. Eles vendiam seus produtos – na maioria gêneros alimentícios – nas rampas entre os andares do terminal. Segundo o diretor de transportes da CMTU, Wilson Santos de Jesus, a atuação dos vendedores vai contra o Código de Posturas de Londrina, que proíbe a venda de produtos no interior do terminal. "Nós tentávamos resolver com fiscalização três vezes por semana, mas eles sempre voltavam. Agora conseguimos os fiscais todos os dias".

Os usuários sentiram a ausência dos ambulantes. A estudante Ana Paula Salviano, 19 anos, disse que eles não atrapalhavam. "E era o jeito deles de ter um emprego". A aposentada Anésia Carvalho, 75 anos, também acredita que eles poderiam permanecer, mas em um lugar melhor. "Onde eles ficavam era muito sujo, com muita poeira. Não era lugar para vender comida."

A intenção da CMTU também é coibir a venda de créditos de transporte público. "Tudo que estiver sendo comercializado vai ser proibido", disse. No entanto, a reportagem encontrou ontem à tarde pessoas vendendo os créditos normalmente na entrada do terminal. "Eles dizem que a gente não pode entrar, mas a gente entra. A gente faz um serviço para as pessoas", disse um deles, que não quis se identificar.

SegurançaAinda conforme o diretor, a decisão de barrar os vendedores é parte das medidas para transformar o local mais seguro. O número de vigilantes de uma empresa terceirizada aumentou de dois para oito no terminal. "Eles vão proteger o patrimônio público e os usuários do terminal", completou Jesus.

Na tarde de ontem, o comandante do policiamento da região central, tenente Nelson Vila, reuniu-se com a CMTU e as empresas de transporte coletivo para tratar do assunto. Segundo a assessoria de comunicação da PM, haverá reforço nos momentos em que forem feitas ações de fiscalização e retirada dos vendedores.

Outra medida para melhorar a segurança no terminal é a instalação de 46 câmaras de monitoramento prevista para a primeira semana de agosto.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]