• Carregando...

Cerca de 238 mil dos quase 1,8 milhão de curitibanos apresentam algum tipo de deficiência e muitos deles se sentem discriminados – no país todo são são quase 25 milhões de portadores de necessidades especiais. Para tentar minimizar o preconceito e os problemas decorrentes dele, o tema deste ano da Campanha da Fraternidade da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) é "Fraternidade e Pessoas com Deficiência. Levanta-te e vem para o meio".

O lançamento nacional da campanha foi ontem, no Santuário de Aparecida do Norte (leia mais sobre a celebração na página 15). Em Curitiba, a cerimônia de lançamento está programada para o próximo domingo, a partir das 15 horas, no Pavilhão de Exposições do Parque Barigüi.

Para representantes dos portadores de necessidades especiais da capital, a Campanha da Fraternidade pode efetivamente ajudar a reduzir o preconceito. A diretora administrativa da Associação Franciscana de Educação ao Cidadão Especial, Nilda Mott Loyola Gonçalves, ressalta que não adianta ter pena e compaixão. "As pessoas têm é que respeitar", diz. Nilda afirma que, embora Curitiba seja referência nacional em relação ao trabalho com pessoas com deficiência, um longo caminho ainda deve ser percorrido. "Nosso maior problema hoje é o preconceito associado à falta de recursos."

Evandro Hapodiuk Rocha, 33 anos, portador de paralisia cerebral e estudante de Direito, tem esperanças de que a campanha promova maior integração do deficiente com a sociedade. "É uma chance de mostrar à sociedade que a pessoa com deficiência é um cidadão comum, como qualquer outro, com sonhos e desejos", diz.

Lançamento

Cerca de 5 mil pessoas são esperadas para a cerimônia de lançamento da Campanha da Fraternidade em Curitiba, no domingo. A programação inclui celebração ecumênica e apresentação de grupos de música e dança de escolas de educação especial. Segundo os organizadores do evento, esse será o ponta-pé inicial para as atividades que vão se estender durante todo ano. Para o evento, a prefeitura de Curitiba vai disponibilizar 12 ônibus especiais para pessoas com deficiências, no período das 13 às 14 horas, nos terminais do Pinheirinho, Boa Vista, Guadalupe, Boqueirão e Praça Rui Barbosa (em frente à Santa Casa).

Para o coordenador da campanha em Curitiba e pároco da Paróquia São Francisco de Paula, padre Ricardo Hoepers, o momento é propício para o debate, tanto social quanto eclesiástico do tema. "Há anos havia uma ansiedade nas bases pedindo através de abaixo-assinados a inclusão deste tema", explica. De acordo com o padre Hopepers, num primeiro momento, no espaço de 40 dias da quaresma, a intenção é sensibilizar as pessoas para o tema. Em seguida será organizado um fórum para organizar a agenda de eventos culturais, debates sobre direitos, questão social, jurídica e sobre a inclusão dos deficientes na educação e mercado de trabalho.

Serviço: A Campanha da Fraternidade será aberta em Curitiba no próximo domingo, a partir das 15 horas, no Pavilhão de Exposições do Parque Barigüi.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]