• Carregando...

Líderes do chamado "bloquinho" negociam a unificação de ações da Força Sindical e da CTB, dissidência da CUT comandada pelo PC do B, para fortalecer o projeto presidencial de Ciro Gomes em 2010. Um eventual acordo entre as centrais, argumentam integrantes do bloco, daria ao deputado do PSB uma base de apoio sindical maior do que aquela garantida a Lula pela CUT. E também atrairia um grupo razoável de entidades do setor público. Paulo Pereira da Silva (PDT-SP) já recebeu o sinal verde de Ciro para levar a idéia adiante e tentar até uma fusão entre as centrais. Haverá resistência, no entanto, na base do PC do B, que não se bica com os colegas da Força quando o assunto é o modelo de sindicalismo a ser praticado.

***

Canseira – O PC do B teve de suar a camisa para derrotar anteontem, no segundo turno, a chapa do PSOL e do PSTU na eleição do Sindicato dos Metroviários de São Paulo. O partido encabeça a entidade desde 1989 e nunca havia enfrentado tal resistência.

Geladeira – Recentes ataques de Almir Pazzianotto à estrutura getulista que rege a legislação do trabalho no país irritaram a cúpula do PDT. Com a anuência do ministro Carlos Lupi (Trabalho), o partido promete negar legenda ao ex-presidente do TST caso ele tente se aventurar na disputa por algum cargo eletivo.

Ordem unida – O PSDB descarta liberar sua bancada no Senado para que cada um vote como quiser na prorrogação da CPMF. A cúpula diz que votar a favor até daria discurso ao partido, mas o "liberou geral" só reforçaria a imagem de oposição raquítica.

Conta a pagar 1 – A animação que se seguiu à regulamentação pela Câmara da Emenda 29, sobre destinação de recursos à saúde, ofuscou um subproduto amargo para os 17 estados que não cumprem a determinação constitucional de aplicar 12% do Orçamento na área: segundo o que foi aprovado, eles terão de se enquadrar a partir de 2008.

Conta a pagar 2 – Esses estados, que reivindicavam prazo bem maior para se adequar paulatinamente aos 12%, vão pressionar o Senado a rever esse ponto da regulamentação aprovada na Câmara.

Prospecção – Preocupada com a onda de interesse do Congresso sobre suas atividades, sobretudo os convênios com ONGs, a Petrobrás está procurando alguns parlamentares. Mas até agora, as investidas não deram resultado.

Lé... – O DER de São Paulo fechou em maio contrato de quase R$ 1 mi, sem licitação, com a Constroeste para pavimentação e reconstrução de um aterro na estrada SP-351, entre Batatais e Sales Oliveira, no interior do estado.

... com cré – No mês anterior, a superintendência do DER, sob comando de Delson Amador, havia sido contemplada com uma tevê de plasma LG, de 50 polegadas, avaliada em R$ 12 mil. A doação, que viria a ser anulada depois de o caso vir à tona, foi feita por uma empreiteira de obras públicas: a mesma Constroeste.

Outro lado – A Secretaria de Estado dos Transportes nega que a construtora tenha sido beneficiada. E diz que a tevê só foi aceita inicialmente porque seria usada como um instrumento de trabalho.

Farinha no bolo – Em sua cruzada pela cadeira do prefeito Gilberto Kassab (DEM), o ex-governador Geraldo Alckmin (PSDB) foi até o Sindicato dos Padeiros de São Paulo para fazer campanha.

Infração – Governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda apareceu no programa de tevê do DEM, na noite de anteontem, falando sobre obras enquanto dirigia um carro pelas ruas de Brasília sem o cinto de segurança. A capital é conhecida por promover campanhas para reduzir acidentes de trânsito.

TIROTEIO

* Do líder do PSDB no Senado, Arthur Virgílio (AM), sobre denúncias de desvios de recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador por ONGs que serão investigadas pela CPI:

– É mais fácil um bandido sobreviver ao saco do Capitão Nascimento do que um sindicalista viver sem dinheiro do FAT.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]