• Carregando...

Recebi e-mail de um estudante de Direito que se dizia perplexo por ter encontrado a palavra "membra" em um livro de Pro­cesso Penal. A dúvida dele é se essa palavra existe ou não. A resposta simples e direta é: existe.

Para os que gostam de uma prova de autoridade, basta procurar no dicionário Houaiss que lá está a palavra "membra", como feminino pouco usado de "membro". A parte mais importante da informação no dicionário não é exatamente a existência da palavra "membra", mas a anotação de que se trata de uma palavra "pouco usada". Eis o xis do problema: essa palavra parece não ter caído no gosto dos brasileiros, que preferem a forma masculina para ambos os gêneros: 1) A advogada é UM DOS MEMBROS do conselho. 2) O professor é O MEMBRO mais antigo da equipe editorial.

Algum dia a palavra "membra" vai se tornar popular, usada como feminino padrão de "membro"? Sinceramente não sei e arrisco dizer que ninguém sabe. Não há como fazer uma previsão desse tipo. É possível dar um chute: esse estudante vai se tornar advogado, chegará a ministro do Supremo e durante uma sessão terá uma discussão acalorada com a presidente do STF, que na juventude foi UM DOS MEMBROS mais atuantes no grêmio do colégio.

Avançando um pouco na questão, é importante deixar bem claro que há milhares de palavras que vivem fora dos dicionários. E por uma questão bem simples: por melhor que seja o dicionário, ele jamais vai acompanhar o processo de formação de palavras de nossa língua. Nos bons dicionários, como o Houaiss, encontramos uma amostra bastante razoável do nosso léxico, das palavras de nossa língua. Entretanto, muitas palavras ficam de fora. Algumas são bem marginalizadas. Outras têm mais sorte, pois são usadas em textos valorizados socialmente. Mas todas são filhas da mesma língua portuguesa – essa mãe generosa. E não UMA MONSTRA.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]