• Carregando...

Vejam só como são as coisas. Dias desses a pulseira do meu relógio se partiu. Fui em busca de reparo – e eis que me encontro diante de uma relojoaria que confessava: "Conserta-se jóias e relógios". Depois de conseguir um bom desconto (de R$ 15 para R$ 10), falei para o dono que a partir de 1º de janeiro do próximo ano o acento de "jóias" já poderá ser suprimido. Trata-se do seguinte, para quem ainda não sabe.

Os ditongos abertos "ei" e "oi" das sílabas tônicas das palavras paroxítonas não receberão mais acento. Para quem esqueceu o que é ditongo, vai uma explicação simplificada: é o conjunto de duas vogais pronunciadas na mesma sílaba, por exemplo: "pouco" e "pulseira" (pou-co, pul-sei-ra).

Estamos acostumados com alcatéia, assembléia, idéia, heróico, paranóico, bóia, estréia, jibóia etc. Todas essas palavras são paroxítonas, pois a penúltima sílaba delas é tônica, pronunciada "com mais força". Vejam só: pa-ra-NÓI-co, i-DÉI-a. Na verdade, pronunciamos a palavra "idéia assim: i-DÉI-ia. Vejam que dobramos o "i". Mas isso é o de menos. Pois bem. A partir do ano que vem já poderemos escrever: alcateia, assembleia, ideia, heroico, paranoico, boia, estreia e jiboia.

Foi mais ou menos essa a explicação que eu dei ao dono da relojoaria. Ele ficou estupefato com "tanto" conhecimento. Não satisfeito com meu sucesso, sugeri que a nova placa trocasse o "Conserta-se" por "Consertam-se". É aquilo: consertam-se relógios, vendem-se casas etc. Mas minha explicação foi um fiasco. Ocorre que o seu Armando (o proprietário) me explicou que trabalha sozinho na parte de consertos. As outras pessoas apenas vendem. E a moça do caixa só recebe. Não faz sentido escrever "consertam-se" quando apenas um faz o trabalho!

Está ótimo. Ano que vem teremos: "Conserta-se jóias e relógios".

Adilson Alves é professor.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]