• Carregando...

Na coluna anterior falei sobre a crase, que é a contração da preposição "a" com o artigo "a" ou com o "a" inicial dos pronomes aquele, aquilo e aquela, assinalada pelo acento grave. Na frase "Fui à festa da Melissa", o acento indica que temos este encontro: Fui A + A festa da Melissa. O primeiro "a" é a preposição exigida pela forma verbal "fui" e o segundo é o artigo feminino exigido pela palavra feminina "festa".

Um teste bem simples e eficiente pode ser feito para sabermos se devemos ou não acentuar o "a". Se substituirmos o termo feminino por um masculino e aparecer o "ao", usamos o acento. Vejam: "Fui à festa da Melissa". Agora trocamos a palavra "festa" por "baile": Fui AO baile da Melissa.

A coisa às vezes se complica quando nos referimos a nome de lugares. Vejamos três ocorrências: 1) Ele não vem a Curitiba faz anos. 2) Este ano pretendo ir a Guaratuba. 3) Eu e minha noiva vamos a Bahia para curtir o carnaval. Nos três casos, os verbos exigem a preposição "a". Resta-nos saber se os nomes desses lugares são precedidos do artigo "a". Para descobrir, criamos outras frases, usando o verbo "voltar". Se aparecer a contração "da", temos crase. Vejamos: 1) Ele não voltou DE Curitiba. 2) Pretendo voltar DE Guaratuba. 3) Voltamos DA Bahia. Apenas a palavra "Bahia" exige artigo (a Bahia). Basta corrigirmos a frase: Eu e minha noiva vamos à Bahia para curtir o carnaval.

Mas é possível que os nomes "Curitiba" e "Guaratuba" também sejam precedidos do artigo "a". Basta darmos uma especificação a essas cidades. Por exemplo: "A Curitiba de todas as raças" e "A Guaratuba das paisagens paradisíacas". Notem que agora teremos crase: 1) Nunca mais fui à Curitiba de todas as raças. 2) Faz tempo que não vou à Guaratuba das paisagens paradisíacas. Agora é só testar com o verbo "voltar".

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]