Pela segunda vez a secretária de Estado da Fazenda, Jozélia Nogueira, será eleita a Musa do Verão do Paraná. Primeiro como procuradora-geral do Estado de Roberto Requião, agora como guardiã do cofre de Beto Richa.

CARREGANDO :)

Em janeiro de 2008, depois de ser sido achincalhada em público pelo então governador Roberto Requião por cumprir uma decisão da Justiça Federal que impedia a transmissão da Escolinha de Governo, Jozélia pediu demissão em alto estilo: divulgou uma carta na internet e anunciou a decisão ao vivo, no telejornal Paraná TV.

Pelo menos no circuito Guaratuba-Caiobá-Matinhos, assim como antes, a celebridade da estação não terá sossego. Imaginem a cena que fatalmente deve se repetir: a Musa do Verão vai a um restaurante e, depois de ser excepcionalmente bem atendida, pede a conta a ser paga do próprio bolso, no que responde o garçom: "Perdão, doutora: sua conta já está paga!" Em seguida, a maioria se levanta para aplaudir a brava senhora. Enquanto os restantes, amuados, fazem cara de quem muito comeu e não gostou.

Publicidade

Sobre reação e as entrevistas da ex-procuradora, ao mandar Roberto Requião pescar baiacus na Ilha das Cobras, na época lembrei, numa crônica, a história do guarda-noturno.

Numa certa manhã, o guarda-noturno contou a seu chefe um sonho que tivera na noite anterior. Disse que o avião em que ele viajaria sofreria um acidente em que todos os passageiros morreriam. O chefe tinha verdadeiro pânico de aviões. Assustado com a informação do empregado, ele decidiu cancelar o voo. Três dias mais tarde, o chefe leu nos jornais que aquele avião caíra no mar, não restando sobreviventes. Imediatamente, chamou o guarda-noturno. Mostrou a notícia do jornal, agradeceu efusivamente pelo aviso que lhe salvara a vida e, sem nenhuma explicação, despediu-o da companhia. O guarda-noturno não compreendeu por que tinha sido despedido, depois de salvar a vida do seu chefe. E surgiu, então, a pergunta dentro da empresa: por que o guarda foi mandado embora? A resposta veio na reunião da diretoria: o empregado era guarda-noturno. Se à noite tivera um sonho, é porque estava dormindo em serviço.

Agora, como secretária da Fazenda de Beto Richa, Jozélia não dorme em serviço. Muito pelo contrário, é acordada no meio da noite pelos credores em desespero. Sem dinheiro para pagar o telefone de emergência, nem mesmo as contas da oficina mecânica da polícia, só lhe resta fazer muita ginástica para apertar o cinto do governador.

Além de Paranaguá, Guaratuba, Caiobá e Matinhos, também em Camboriú (o maior balneário do Paraná) a Boca Maldita em férias tem tirado o chapéu para a Musa do Verão: "Se o único homem de Santa Catarina é Anita Garibaldi, no Paraná o único macho se chama Jozélia!"

Veja também
  • Sois o Sal da terra
  • Disque-Papai Noel
  • As seis mãos de Paulo Leminski
Publicidade