• Carregando...
 | Daniel Castellano/Gazeta do Povo
| Foto: Daniel Castellano/Gazeta do Povo

Esse aí da foto é o Zé do Pedal e o registro é de sua passagem por Curitiba na última sexta-feira (7). Mineiro de Viçosa, o ativista fez um pit stop na capital paranaense durante sua “Cruzada pela Acessibilidade”. Tudo começou no dia 10 de fevereiro, quando ele saiu a pé de Roraima – empurrando uma cadeira de rodas. De lá para cá, foram 9 mil quilômetros neste mesmo esquema, passando pelos estados do Amazonas, Pará, Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia, Goiás, Distrito Federal, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. Do Paraná, Zé segue (a pé, é claro) pelo litoral catarinense com destino ao Rio Grande do Sul. O objetivo é que em 21 de setembro, Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, ele conclua o trajeto entre o Monte Caburaí e o Arroio Chuí, dois extremos do Brasil.

Por que “do pedal”?

Se a viagem é a pé, por que Zé do Pedal? O caboclo explica que toda a sua trajetória de volta ao mundo foi em cima da bicicleta. De 1981 para cá, já foram 145 mil quilômetros pedalados, muitos deles em prol de causas sociais. A cadeira de rodas entrou na jogada quando ele percebeu que, para uma pessoa que não anda, o trajeto de duas quadras pode ser muito pior do que milhares de quilômetros para quem não tem restrição nenhuma de mobilidade. Sua principal luta é pela retirada dos “entraves arquitetônicos”, aqueles construídos pelo homem, como degraus, muretas etc.

Doe calor

Os torcedores do Atlético que forem à Arena da Baixada neste domingo (9) têm mais uma chance de ajudar a campanha “Doe Calor”, da prefeitura de Curitiba. Além de levar agasalhos, quem for ao estádio pode contribuir com um vale-cobertor no valor de R$ 10. Cada um deles será revertido em um cobertor e será distribuído pelos projetos do Instituto Pró-Cidadania de Curitiba (IPCC). Durante o domingo, o vale também será vendido nas lojas Leve Curitiba. Todos os pontos de coleta da campanha podem ser conferidos pelo site www.doecalor.com.br .

Caminhada das famílias

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) promove no próximo domingo (16) sua tradicional Caminhada das Famílias. O evento é o ápice de toda uma semana de comemorações, que se inicia já neste domingo (9). Em Curitiba, a concentração será em frente ao Shopping Palladium (Avenida Presidente Kennedy, 4.121), com saída às 9 horas. A chegada será na Paróquia de São Cristovão (Rua Santa Catarina, 1.750), para a missa das 10 horas.

Little rockers

O Hard Rock Café Curitiba recebe nesta segunda-feira (10) um grupo de meninos e meninas com idade entre 9 e 13 anos, atendidos pelas unidades de acolhimento vinculadas à Fundação de Assistência Social de Curitiba (FAS). As crianças estão inscritas no projeto Little Rockers, que vai oferecer um curso de rock’n’roll para os pequenos selecionados. Quando a ação acabar, cada participante vai ganhar uma guitarra e um amplificador. O projeto tem apoio do Instituto Rolling Stone. Cada inscrito escreveu uma cartinha em que explicou “por que quero aprender a tocar guitarra?”. Durante o lançamento, as crianças vão descobrir quem são as 20 selecionadas.

PM doa sangue

A Polícia Militar do Paraná (PM) completa 106 anos no mês de agosto. Para celebrar a data, a corporação lançou uma campanha de doação de sangue na última quinta-feira (6). A ideia é aproveitar o fato de oficiais serem muito solícitos a esse tipo de causa e incentivá-los a comparecer a um dos bancos de sangue espalhados pelo estado. Além de militares, seus familiares também são convocados a ajudar. A campanha é de conscientização para oficiais da reserva e da ativa. Para doar é preciso estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 67 anos, pesar no mínimo 50 kg, estar descansado e alimentado no dia da coleta e apresentar documento oficial com foto. Que tal doar sangue também?

Colaborou: Naiady Piva.
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]