• Carregando...
 |
| Foto:

Aquele charme todo especial na preparação do barreado, receita típica do Litoral do Paraná, foi vetado por um restaurante de Morretes. Para quem não conhece o atrativo gastronômico do município, a iguaria é servida da seguinte forma: o garçom espalha um pouco de farinha de mandioca no fundo de um prato fundo e acrescenta a carne desfiada do barreado. Depois, mistura tudo até atingir o "ponto certo" – quando o barreado, virado sobre a cabeça do cliente, não se desprende do prato. Segundo a garçonete de um restaurante de Morretes, a brincadeira foi proibida no estabelecimento após "acidente" com um visitante. Será que outros restaurantes tiveram o mesmo incidente?

Óia o trem

Marcela Campos/ Gazeta do Povo

Uma das opções para quem quer visitar Morretes é tomar o trem de turismo que liga a capital paranaense ao município litorâneo passando pela Serra do Mar paranaense. A empresa Serra Verde Express, responsável pelo passeio, oferece pacotes de ida e volta pela ferrovia, construída há 129 anos. Nos dias mais quentes, porém, há quem desista de voltar pela estrada de ferro, devido ao calor escaldante dentro dos vagões. Não há sistema de refrigeração e a baixa velocidade do trem, que se desloca a aproximadamente 30 quilômetros por hora, não é suficiente para que um ventinho fresco entre pelas janelas. O passeio leva de três a quatro horas. Uma das opções é ir de trem e voltar de micro-ônibus, que sai do terminal rodoviário de Morretes e tem ar-condicionado. A passagem custa R$ 15.

Cidadania

Toni Reis

Um casal homoafetivo de Curitiba comemora o que considera uma grande vitória. Toni Reis, David Harrad e o filho adotivo deles foram aceitos como membros da Sociedade Thalia, clube tradicional da capital. "A Sociedade Thalia estava oferecendo um pacote para sócio contribuinte, em que uma pessoa paga a mensalidade e o cônjuge e os dependentes também têm direito de utilizar a infraestrutura do clube, sem custo adicional. Preenchemos o formulário e anexamos os documentos exigidos, inclusive da união estável e a certidão de nascimento do Alyson, na qual constamos como seus dois pais", conta Reis. Ele diz que estava preparado para uma longa batalha judicial, mas, menos de meia hora após o pedido, recebeu um telefonema avisando que a solicitação havia sido aceita – com David como sócio, ele como cônjuge e Alyson como dependente.

BRT em Londrina

Será assinado nesta quinta-feira o convênio entre a prefeitura de Londrina e o governo federal para liberar o financiamento do BRT (Bus Rapid Transit) na cidade. No Facebook, o prefeito Alexandre Kireeff pediu sugestões de nomes para o sistema londrinense. "O BRT de Curitiba chama-se Ligeirinho. O de Belo Horizonte, MOVE. Já o de Bogotá chama-se Transmillenium. E o nosso futuro BRT? Vcs acham que deve ter um nome específico?", questionou na rede social. "Tubarão", "BRT Pé Vermelho", "Café Expresso" e "Expresso do Café" foram algumas das sugestões recebidas.

Correção

Fica aqui apenas uma correção: o BRT em Curitiba chama-se Expresso. Entre as principais características dos sistemas BRT estão: faixas de tráfego exclusivas para os ônibus; utilização de veículos com grande capacidade de passageiros; estações modernas, fechadas e seguras; e sistema de pré-pagamento das tarifas. Na capital paranaense, duas categorias de linha seguem esse padrão: o Expresso e o Expresso Ligeirão.

Dê sua opiniãoO que você achou da coluna de hoje? Deixe seu comentário e participe do debate.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]