• Carregando...
 | Divulgação
| Foto: Divulgação

A Escola Terra Firme, localizada no bairro Hugo Lange, em Curitiba, adotou por 12 meses um espaço público que fica a duas quadras da instituição: a Praça Alcides Munhoz Neto. A revitalização começou no dia 28 de outubro (foto) e as crianças do 5º ao 9º ano do ensino fundamental já começaram a pintar o muro, arrumar o jardim e plantar temperos em uma horta comunitária, com mudas que foram preparadas na estufa da escola. A ação foi possível graças a uma lei municipal (11.642/2005) que prevê que a sociedade civil organizada e pessoas jurídicas possam manter espaços públicos da cidade em conjunto com o poder público. "Montamos o projeto e protocolamos na Secretaria do Meio Ambiente. A praça estava um pouco abandonada, as pessoas simplesmente passavam por ela. A prefeitura mantinha o local, mas não havia nada de chamativo. Agora está bem mais animado", conta Thamy Padilha dos Santos, coordenadora pedagógica da Terra Firme.

Adoção de praça 2

Os alunos vão ao espaço todas as semanas, em horários definidos, e os professores utilizam as atividades para lecionar temas multidisciplinares. Se para a prefeitura a adoção significa economia de recursos públicos e envolvimento da comunidade, para os estudantes representa uma oportunidade de aprendizagem.

Corujinhas

Ninguém estava pensando em dormir na virada do último sábado para domingo dentro da Biblioteca Pública do Paraná. Entre as mais de 50 crianças de 7 a 13 anos que participaram da quinta edição do projeto "Uma Noite na Biblioteca", a madrugada foi sinônimo de diversão. Teve gincana, teatro de bonecos, dança e música. Com algumas paradas para lanchinhos, a maratona começou às 17 horas de sábado e seguiu até as 8 horas de domingo, quando os pais foram ao encontro dos filhos para um café da manhã no saguão da biblioteca. Agarrada no travesseiro, Pérola, de 8 anos, se surpreendeu com a programação. "Eu achava que não ia ser tão divertido", conta. A garota disse que em julho do ano que vem, quando se realiza a próxima edição do evento, pretende voltar e levar algumas amigas.

João Carlos Martins

O maestro João Carlos Martins estará em Curitiba no dia 24 de novembro, um domingo. Exemplo raro de superação, após inúmeras cirurgias para recuperação das doenças que atingiram os nervos das mãos, o maestro vai contar sua trajetória, tocar algumas peças ao piano e receber o público para um bate-papo, além de contar com a participação do tenor Jean William. O evento tem apoio da Secretaria de Cultura de Curitiba e é patrocinado pela empresa do segmento alimentício Panco. A apresentação será no Guairão, às 19 h, com entrada franca. É preciso retirar o vale-ingresso pelo site www.dcolor.art.br/ingressos.

Jovem Cientista

Os vencedores do Prêmio Jovem Cientista 2013 serão apresentados na próxima terça-feira, 19 de novembro, às 11 horas, na sede do CNPq, em Brasília. Em sua 27ª edição, o prêmio teve como tema "Água: desafios da sociedade", visando estimular pesquisadores das mais diversas áreas a propor soluções para a melhor gestão dos recursos hídricos. Mais de 3 mil trabalhos foram inscritos. Em dezembro, os vencedores receberão os prêmios das mãos da presidente Dilma Rousseff, durante cerimônia no Palácio do Planalto.

Colaborou: Adriana Czelusniak

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]