• Carregando...
 | Priscila Forone/Gazeta do Povo
| Foto: Priscila Forone/Gazeta do Povo
  • José Cordeiro, festeiro da Vila das Torres

É uma beleza de se ver. Em plena Ave­­nida Visconde de Guara­puava, na altura do cruzamento com a Rua Alferes Angelo Sam­paio, uma amoreira cresceu no canteiro central. Nesses dias, ela está carregada de frutinhas, que, mal amadurecem, são devoradas por passarinhos e transeuntes. Aliás, aquele canteiro largo da Visconde de Guarapuava merecia ganhar mais árvores de pequeno porte, que tornem menos árida a avenida de tráfego intenso. * * * * *

Conversa afiada

Festança lá na vila

Na próxima terça-feira, Dia das Crianças, a Vila das Torres realiza a IV Festa da Paz. O evento – que acontece das 10 às 17 horas – está se tornando uma tradição da comunidade. Pudera: irmana todas as religiões do bairro, associações, empresários e benfeitores. Além do bolo de 200 quilos, bandas locais sobem ao palco e há corte de cabelo gratuito. Neste ano, uma novidade: as lideranças vão passar o bastão para os jovens. "É a vez deles assumirem", diz o festeiro José Cordeiro de Siqueira, 48 anos.

A festa das crianças, então, vai ser para os jovens...

Faz oito meses que estamos planejando esse dia. Líder gosta de foto, de repartir o bolo, de falar em público. Mas a gente tem de apresentar a rapaziada para a comunidade. Estamos numa fase boa novamente. Precisamos dos jovens ao nosso lado nessa hora.

Foi fácil unir todas as religiões?

Sem problema. No início da tarde os pastores batistas, da Visão Missionária, menonitas, o padre e outros vão subir ao palco, dar o serviço de suas igrejas. Depois distribuiremos bolos e presentes. Uma das atrações vai ser a nova pintura na ponte do Rio Belém.

A ponte virou um símbolo da vila...

Virou. Anos atrás, um jovem da comunidade me pediu para que a gente grafitasse a palavra "Paz" dos dois lados da ponte. Ele dizia que quem entra no crime não sai mais. Era o caso dele – e ele queria evitar que outros jovens seguissem esse caminho. Logo em seguida, foi assassinado. Vamos passar uma tinta para não esquecer.

* * * * * *

Desenhinhos legais

Para quem não viu e achou que perdeu, três boas animações infantis permanecem nos cinemas curitibanos neste feriado prolongado. Meu Malvado Favorito tem uma história convencional narrada de forma adorável para pais e filhos. Sherek para Sempre é o último episódio da saga do ogro bom, que nesta história se depara com um vilão a altura. Já Toy Story 3 dispensa apresentações: é o único filme em cartaz a ganhar 5 Gs. Confira a programação no Caderno G.

Filosofia da comida

Quanto mais industrializado um alimento, menos saudável ele é. É uma regra simples, mas basta ver os supermercados lotados de gente para perceber que as pessoas não levam isso tão a sério. No livro Regras da Comida – Um Manual da Sabedoria Alimentar (Ed. Intrínseca), o americano Michael Pollan postula, entre outras coisas: "Evite produtos alimentícios que contenham ingredientes que um aluno do terceiro ano não consiga pronunciar". As "regras" vêm em pequenos drops, alguns com explicações mais detalhadas, outros simplesmente com frases. Para você pensar: "Não é comida se tem o mesmo nome na mesma língua".

* * * * * *

"Não devemos permitir que alguém saia de nossa presença sem se sentir melhor e mais feliz."

Madre Teresa de Calcutá, religiosa indiana.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]