• Carregando...
 | Christian Rizzi / Gazeta do Povo
| Foto: Christian Rizzi / Gazeta do Povo

Casos como o do escritor português José Saramago, que começou a escrever aos 60 anos, demonstram como a potencialidade humana não se esgota na velhice. Para abrir um novo mundo a quem chegou na terceira idade, quatro universidades estaduais do Paraná integram o programa Universidade Aberta à Terceira Idade (Unati). São elas: Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e Universidade Estadual de Maringá (UEM). O câmpus da Unioeste em Foz do Iguaçu reúne hoje duas turmas da Unati, com 40 alunos cada – uma em Foz e outra na vizinha Santa Terezinha de Itaipu.

Bem-estar físico e psíquico

O curso envolve diversas temáticas, a partir de três principais eixos: educação, lazer e cultura; saúde; e cidadania e direito. Há aulas, por exemplo, de Português, Inglês, Espanhol e Acupuntura. Os encontros ocorrem uma vez por semana e o curso dura dois anos. Uma das professoras, Jossiana Faller, da graduação em Enfermagem da Unioeste, explica que a Unati busca valorizar a pessoa idosa e promover o bem-estar físico e psíquico dos alunos. Aposentada, a auxiliar de enfermagem Ladirce Felipetti, 65 anos, diz que a Unati é um polo gerador de conhecimento. "Adquirimos conhecimento para a vida", conta. Para participar da Unati em Foz do Iguaçu, é preciso ter mais de 55 anos. Na última sexta-feira, a Unati foi institucionalizada na Unioeste. A partir dessa formalização, os alunos poderão cursar quaisquer disciplinas oferecidas pela universidade, junto com os demais estudantes.

Nomeação suspensa I

O governo do Paraná precisou voltar atrás na nomeação de um novo diretor para o Centro de Socioeducação (Cense) de Laranjeiras do Sul (Centro-Sul). O ex-vereador e secretário de Viação do município, Deoclécio De Nez, havia sido indicado para a função e nomeado no cargo em decreto do governador Beto Richa publicado em 3 de julho. Segundo a Secretaria Estadual de Família e Desenvolvimento Social (Seds), apesar da publicação, De Nez não chegou a tomar posse porque não cumpriu o requisito de ter no mínimo três anos de experiência no trato direto com adolescentes, exigência prevista na Lei 12.594/12, que instituiu o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase).

Nomeação suspensa II

Um documento foi protocolado no dia 14 de agosto pela Seds, na Casa Civil, solicitando que o decreto de nomeação seja anulado. Quem continua a ocupar o cargo de diretor do Cense de Laranjeiras do Sul é o servidor de carreira Rafael Figueiredo. Segundo ele, mesmo com a nomeação de De Nez em decreto, nada lhe havia sido comunicado sobre o assunto pela secretaria. De Nez, por sua vez, informou à coluna que aguardava o fim do período eleitoral para iniciar os trabalhos no Cense.

Pedestres em risco

Uma obra no bairro Portão, em Curitiba, no cruzamento das ruas Carlos Dietzsch e Cel. Airton Plaisant, deixa os pedestres vulneráveis a atropelamentos (foto). Com os entulhos, fica muito difícil caminhar por ali e os moradores das proximidades precisam se arriscar entre os carros, em uma área de muito movimento. Um morador chegou a fazer reclamação na central de atendimento da prefeitura, o 156, mas ainda não obteve retorno.

Colaboraram: Denise Paro e Antoniele Luciano

Dê sua opinião

O que você achou da coluna de hoje? Deixe seu comentário e participe do debate.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]