• Carregando...
 | Reprodução
| Foto: Reprodução

Experiência fora do comum feita por uma professora de ensino fundamental no Canadá mostrou como as crianças podem assimilar rapidamente atitudes de discriminação. Durante aula para alunos de aparentemente 9 anos, ela afirmou que, segundo estudos científicos, os estudantes mais baixos são superiores, mais rápidos e inteligentes. Com base na altura, ela dividiu a turma: os que tinham mais de 1,34 metro tiveram de vestir um colete vermelho. Aos baixinhos foram dados privilégios, como sair antes para o intervalo. Eles também eram estimulados com elogios enquanto resolviam exercícios no quadro-negro. A partir das atitudes da professora, os alunos altos se sentiram rebaixados, e os mais baixos passaram a tratá-los mal, dizendo "Ah, ele é alto", em tom de xingamento.

Documentário

O experimento foi filmado e deu origem a um documentário, lançado em 2006 e que pode ser visto pela internet (http://bitly.com/umalicaodediscriminacao). Poucas crianças apoiaram os injustiçados, entre elas uma garotinha que disse não precisar de privilégios. Ela estava triste porque todos os seus amigos eram altos. Vale a pena ver o vídeo, que é comovente. Ele nos dá condições de entender melhor os preconceitos e mostra os efeitos maléficos da discriminação no comportamento de quem a sofre.

Educadores Inovadores

Terminam na segunda-feira, dia 30, as inscrições para o Prêmio Microsoft Educadores Inovadores 2013. O concurso é voltado a professores de escolas públicas e particulares que usam a tecnologia para transformar a educação básica. O anúncio dos finalistas ocorrerá em outubro. Os três primeiros colocados receberão o título de "Microsoft Educator Expert" (Educador Especialista) e participarão da final mundial, em março de 2014. Os projetos podem ser inscritos no site pil-network.com/educators/expert.

Insegurança

O Conselho Comunitário de Segurança das Mercês e do Vista Alegre promove, neste domingo, um protesto contra a falta de segurança nos bairros. Será às 11h30, na Avenida Manoel Ribas com a Rua Jacarezinho. Os moradores pretendem cobrar das autoridades as promessas feitas no início do atual governo, como a criação de módulos policiais móveis e maior efetivo policial. A manifestação estava marcada para a semana passada, mas foi adiada por causa da chuva.

Mutirão

Um mutirão para coletar resíduos eletrônicos será realizado hoje, das 10 às 17 horas, em Foz do Iguaçu, no Gramadão da Vila A. A ação antecede o Torneio Sul-Americano de Arremesso de Celular, que começou em 2008 e já está em sua 6ª edição. O objetivo da competição, que também vai ocorrer no Gramadão, é chamar a atenção para a quantidade de produtos eletrônicos produzidos no planeta. Cada participante poderá levar até duas sucatas de celular sem bateria e fazer até dois arremessos. Mais informações: www.arremessocelular.com.br.

Caminhada do coração

Neste domingo ocorre a Caminhada do Coração, evento anual em celebração ao Dia Mundial do Coração. Realizado pelo Hospital Cardiológico Costantini, o passeio terá largada na Praça do Japão, às 9 horas, com destino ao Parque Barigui.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]