• Carregando...
 |
| Foto:

Nas últimas semanas, uma estratégia para fugir dos questionamentos dos jornalistas se popularizou entre instituições ligadas ao governo do Paraná. Funciona assim: a reportagem solicita estatísticas para uma determinada reportagem e tem o pedido negado com o argumento de que a divulgação fere a Lei das Eleições (Lei nº 9.504/1997). A lei impede a publicidade de programas dos órgãos municipais, estaduais e federais nos três meses que antecedem a eleição. O argumento já havia sido utilizado pela Secretaria da Segurança Pública do Paraná para segurar dados sobre a criminalidade no estado. Agora, Sanepar e IAP adotaram o mesmo discurso. Há três meses, uma jornalista espera uma série de informações da Sanepar, entre elas os investimentos feitos para melhorar as redes de tratamento de esgoto. Após esse período, foi informada de que as informações não poderão ser repassadas por causa da legislação. O raciocínio também foi seguido pelo IAP ao ser procurado para outra reportagem.

Bala de prata? 2

Para o procurador regional eleitoral Alessandro José Fernandes de Oliveira, o governo não está proibido de repassar dados oficiais aos veículos de comunicação. Em entrevista à coluna, ele já havia dito que o que está vedado é o uso dos veículos oficiais do governo para divulgar os programas. "Não há qualquer proibição de que um veículo de comunicação obtenha a informação do órgão público", disse ele. Fica a dúvida: seriam os dados tão desfavoráveis para justificar o excesso de precaução?

Belvedere

Marcelo Andrade/ Gazeta do Povo

O governador em exercício, Flávio Arns, formaliza hoje a cessão do imóvel Belvedere (foto) para a Academia Paranaense de Letras (APL). O prédio histórico, localizado no Largo da Ordem, em Curitiba, faz parte do Patrimônio Cultural do Paraná e foi tombado em 1966. A assinatura do termo de cessão será no Palácio Iguaçu. No mesmo ato, será formalizado convênio entre o estado e a academia para criação do Observatório da Cultura Paranaense e da Língua Portuguesa, que será instalado na futura sede da APL.

Re-cessão

Em 2012, o Belvedere se tornou sede do primeiro Centro Estadual de Defesa dos Direitos da População em Situação de Rua e dos Catadores de Materiais Recicláveis (Centro Pop Rua), criado para dar apoio jurídico, habitacional, de saúde e emprego a quem mora nas ruas da capital. No primeiro semestre deste ano, o Centro Pop Rua foi transferido para o Alto da Glória, justamente para que o espaço fosse cedido para abrigar a sede da APL. Um acordo de cessão para a academia já havia sido assinado em dezembro do ano passado.

Transtorno

Daniel Castellano/ Gazeta do Povo

Uma obra iniciada há mais ou menos três semanas pela Sanepar provoca revolta entre moradores da Rua Dominicanos, no bairro Boa Vista, em Curitiba. As intervenções destruíram as calçadas e deixaram buracos e lama na frente dos imóveis (foto). Lincoln Donizete conta que a companhia de saneamento nem ao menos comunicou os moradores sobre o trabalho e um belo dia, ao tentar tirar o carro da garagem, ele se deparou com uma cratera em frente de casa. "Eram umas 8 horas da noite de um sábado. Ligamos para Sanepar, mas só no domingo eles apareceram. Colocaram areia no buraco e até agora está do mesmo jeito", diz.

Depois do fim

Procurada, a Sanepar informou que a obra na Rua dos Dominicanos ainda está em andamento e a previsão é de que até o fim deste mês esteja concluída. De acordo com a empresa, todos os reparos nas calçadas e no asfalto serão providenciados apenas após o término das intervenções. Uma rede de grande porte está sendo instalada e aumentará a capacidade de abastecimento de todo o bairro.

Dê sua opinião

O que você achou da coluna de hoje? Deixe seu comentário e participe do debate.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]