• Carregando...
 | Eliseu Lacerda
| Foto: Eliseu Lacerda

Na Boca Maldita, no Centro de Curitiba, um banco foi instalado bem na frente do rebaixamento da calçada, atrapalhando a travessia dos deficientes físicos (foto). "Ele poderia ter sido colocado mais à direita, não? O cadeirante é obrigado a manobrar a cadeira, neste ponto, após a travessia", reclama o leitor Eliseu Lacerda, que mandou a imagem para o jornal. Alertado pela coluna, o departamento de parques e praças da Secretaria Municipal de Meio Ambiente disse que o banco localizado próximo da rampa de acesso de cadeirantes será removido nos próximos dias.

Ônibus especiais

Torcedores com restrição de mobilidade vão contar com ônibus especiais para assistir aos quatro jogos da Copa do Mundo em Curitiba. Os veículos farão, sem paradas, o trajeto entre a PUC, no Prado Velho, e a Arena da Baixada, no Água Verde. Seis veículos vão estar disponíveis: quatro em operação e dois de reserva, caso haja algum imprevisto. Para usufruir dos ônibus especiais, o torcedor deverá apresentar o ingresso do jogo no momento do embarque.

Acesso

Valdecir Galor/ Divulgação

Durante o resto do ano, pessoas com restrições de movimento e autonomia podem utilizar o serviço do ônibus Acesso, ofertado em Curitiba por meio de uma parceria entre as empresas de transporte público e a Urbanização da Curitiba (Urbs). O serviço busca os usuários em suas residências e os leva diretamente a consultas, exames e atendimentos socioassistenciais. Após o atendimento, reconduz os usuários às suas residências. Para utilizar o ônibus, é preciso ter renda familiar, per capita, de até um salário mínimo e residir em Curitiba. Mais informações podem ser obtidas na Secretaria Especial dos Direitos da Pessoa com Deficiência: (41) 3363-5236 e acessopcd@pmc.curitiba.pr.gov.br

Gentileza

É celebrado hoje o Dia Nacional da Gentileza e, para marcar a data, o Projeto Dobrando Alegrias vai distribuir mil dobraduras (origamis) de corações alados no Calçadão da Rua Quinze. Segundo a coordenadora do grupo, Lina Saheki, o objetivo é promover a gentileza por meio de pequenas ações. O Projeto Dobrando Alegrias é formado por voluntários que levam a prática do origami para hospitais de Curitiba. Atualmente, os cerca de 90 voluntários do projeto atuam no Hospital de Clínicas da UFPR, Pequeno Príncipe, Sugisawa e da Cruz Vermelha.

Centro Histórico renovado

Em uma cerimônia hoje, a partir das 16 horas, serão entregues 32 imóveis do Centro Histórico de Curitiba que tiveram a pintura renovada a partir de um projeto socioambiental das Tintas Coral – em parceria com a loja de tintas Diprotec, a prefeitura, o Ippuc e a Fundação Cultural de Curitiba. Essa não é a primeira vez que o projeto "Tudo de cor para você" ocorre em Curitiba. Ele já renovou, por exemplo, a pintura do Hospital Pequeno Príncipe, da Igreja do Largo da Ordem, da Vila das Torres (Comunidade em Cores), da Praça Tiradentes e da Rua Riachuelo. Além da pintura, o projeto oferece capacitação a pintores que residem nas regiões beneficiadas. Dessa vez, dez ex-moradores de rua, que participaram da pintura dessa edição do projeto, foram treinados.

Dê sua opinião

O que você achou da coluna de hoje? Deixe seu comentário e participe do debate.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]