• Carregando...
 | Aniele Nascimento/ Gazeta do Povo
| Foto: Aniele Nascimento/ Gazeta do Povo

Há uma semana, no último sábado, a coluna falou da situação dos pontos de ônibus de Curitiba. Das 6,5 mil paradas existentes na cidade, nenhuma oferece banco aos passageiros, conforme levantamento da Urbanização de Curitiba S/A (Urbs). De todos os pontos, 2,5 mil (38,46%) têm apenas uma barra de apoio para os passageiros se encostarem, popularmente conhecida como "bundódromo". Cabe aqui, porém, uma importante observação: há bairros em que bancos de madeira foram instalados pelos próprios moradores, que mantêm e conservam as estruturas – algumas, diga-se de passagem, há vários anos. Alguns bancos são mais rústicos, enquanto outros parecem bem "profissionais" (foto) e têm até acabamento, como o que fica na Rua José de Melo Braga, quase na esquina com a Visconde de Caravelas, no Jardim das Américas.

Multiplicação

O banco em questão foi instalado e é mantido pelo economista Peno Ari Juchem, de 73 anos, pioneiro no bairro na construção de assentos para os usuários do transporte coletivo. O primeiro banco nesse ponto foi instalado por Juchem há duas décadas. De lá para cá, a estrutura foi trocada quatro vezes. "Há 20 anos a frequência entre os ônibus era bem menor e as pessoas ficavam muito tempo em pé. Já que o setor público não faz sua parte, bem que mais moradores poderiam instalar e manter alguns bancos ao longo das linhas de ônibus", diz ele, que acabou estimulando outras pessoas da região. Hoje, há vários assentos pelas ruas da linha Santa Bárbara. Conhece iniciativas parecidas? Escreva para entrelinhas@gazetadopovo.com.br

Ai, que fome!

A bruschetta, pão torrado guarnecido com diversos tipos de cobertura, é ideal para abrir o apetite com um toque mediterrâneo. Confira dois lugares onde comer o tradicional petisco italiano em Curitiba:

Gepetto

O restaurante, que fica na Rua Dom Pedro II, no Batel, serve a bruschetta Pomodori, com tomate e manjericão. A porção com uma unidade grande de pão italiano custa R$ 16,90

Cantina do Délio

A casa, localizada na Rua Itupava, no Alto da XV, tem o Trio di Bruschetta nos sabores caponata de legumes, tomates frescos e muçarela de búfala.

A porção com seis torradas custa R$ 23,90

Carros elétricos

Os dez carros elétricos testados há dois meses por órgãos municipais de Curitiba deixaram de lançar na atmosfera quase duas toneladas (1.908 kg) de CO². Com o uso de veículos movidos a eletricidade, foram poupados 1.522 litros de combustível, o equivalente a dez barris de petróleo. O resultado foi apresentado na quarta-feira, durante a primeira avaliação do Curitiba Ecoelétrico, projeto piloto que reúne a Itaipu Binacional, a prefeitura de Curitiba, a Renault, o Centro de Excelência da Indústria da Mobilidade e outros parceiros. Os veículos são utilizados pela Guarda Municipal, Secretaria Municipal de Trânsito e pelo Instituto Curitiba de Turismo.

Avaliações

Para que o projeto avance, novas avaliações serão feitas a cada dois meses, para apontamento dos problemas e das soluções. Em Brasília, um projeto piloto semelhante também já está em testes.

Construção social

O Sinduscon-PR, em parceria com o Sesi, promove hoje na capital paranaense a 8ª edição do Dia Nacional da Construção Social, voltado a trabalhadores do setor e seus familiares. A entrada é gratuita e serão realizadas diversas ações, como assistência médica, odontológica e jurídica, sorteios de brindes e prêmios, atividades recreativas e shows. O evento começa às 9 h e vai até 16 h na Fiep (Av. Comendador Franco, 1.341).

Colaborou: Andrea Torrente

Dê sua opiniãoO que você achou da coluna de hoje? Deixe seu comentário e participe do debate.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]