• Carregando...
 | Cristiano Castilho/ Gazeta do Povo
| Foto: Cristiano Castilho/ Gazeta do Povo

Haja paciência. Na última sexta-feira, lá pelas 13 horas, um grupo de pessoas se postou em frente ao Sindicato de Hotéis Restaurantes Bares e Similares (SEHA) de Curitiba, no São Francisco, e começou um apitaço que faria Gandhi perder a compostura. Há cerca de três semanas, parte dos trabalhadores do setor está em greve, e há protestos diversos pela cidade – às vezes com cornetas ensurdecedoras. O primeiro e maior deles foi em frente ao Hotel Bourbon, no Centro de Curitiba.

Barulho proibido 2

O problema é que essa forma barulhenta de manifestação é proibida. Por determinação da 21ª Vara do Trabalho de Curitiba, do Tribunal Regional do Trabalho – 9ª Região, foi concedido um interdito que proíbe manifestações que configurem "ameaça ao trabalho e que impeçam o normal funcionamento dos espaço." A realização dos piquetes é permitida, mas os grevistas não devem "agir com violência nem fazer barulho em frente aos estabelecimentos."

Barulho proibido 3

O sindicato patronal diz que quem faz barulho são pessoas contratadas especificamente para isso, e nada tem a ver com a causa. O sindicato dos trabalhadores nega. Assim, o impasse sobre a greve segue, incômodo e barulhento.

Assalto na XV

Na última quinta-feira, uma farmácia localizada na Rua XV, esquina com Dr. Muricy, foi assaltada, perto do meio-dia. Dois carros da Polícia Militar estavam estacionados no calçadão, e trabalhavam na ocorrência. Com o fim de ano, 13º salário e compras natalinas, sacolas pra lá e pra cá, há muito dinheiro e mercadoria circulando na praça, atração incontornável para quem só quer o que é dos outros. A PM, vale lembrar, reforçou seu efetivo e, na Operação Natal, trabalha com 1,8 mil policiais a mais em todo o estado.

Reputação em alta 1

Apesar de ser a mais atrasada em relação às obras para a Copa do Mundo, Curitiba é a cidade com a melhor reputação entre as 12 que sediarão o Mundial. Segundo dados da pesquisa A Reputação das Cidades-Sede da Copa do Mundo de Futebol 2014 no Brasil, desenvolvida pelo Reputation Institute, a capital paranaense recebeu nota 66,15 dos brasileiros. Já entre os moradores, a cidade recebeu 67,48, ficando atrás apenas de Porto Alegre, que teve 68,19. A pesquisa somou mais de 4 mil opiniões. Cada um avaliou, além da cidade em que reside, mais uma com a qual tivesse familiaridade.

Reputação em alta 2

Os critérios de avaliação consideraram tanto aspectos emocionais – como o grau de estima, admiração, confiança e empatia em relação às cidades; quanto racionais, como a eficácia governamental e econômica. A pontuação de Curitiba também ficou acima do índice de reputação registrado para o Brasil (67,24 pontos).

Cristiano Castilho (interino)

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]