• Carregando...
 | Aniele Nascimento/ Gazeta do Povo
| Foto: Aniele Nascimento/ Gazeta do Povo

A Secretaria de Estado da Segurança Pública não planeja fazer qualquer ato para marcar o aniversário de um ano de instalação da primeira UPS (Unidade Paraná Seguro) no estado, que será completado na sexta-feira. Nem mesmo um balanço sobre o período está sendo preparado. A Sesp se limita a informar, por meio de nota, que o projeto "já demonstrou excelentes resultados na redução da criminalidade, além de aceitação da população".

A UPS Uberaba foi instalada no dia 1º de março do ano passado. Naquele dia, o bairro amanheceu ocupado por 450 policiais e 115 guardas municipais – efetivo reduzido no dia seguinte. Na sequência, outras nove foram instaladas em Curitiba – cinco das quais na Cidade Industrial de Curitiba.

No interior, por enquanto, foram só duas unidades: Cascavel e Londrina. O número está bem aquém do prometido na época da instalação da UPS Uberaba – 20 a 25 municípios paranaenses atendidos com as UPSs. As próximas unidades, segundo a Sesp, serão instaladas nas regiões de Maringá e Foz, mas ainda não há qualquer informação de quando isso ocorrerá.

Tortura, nunca mais

Embora cercada de grande expectativa em relação à redução da criminalidade, a instalação da UPS Uberaba também foi marcada por uma denúncia de tortura policial contra o servente de pedreiro Ismael Ferreira da Conceição, na época com 19 anos. O caso teria acontecido após o rapaz ser confundido com um assaltante.

Segundo o advogado Ivan Luiz Camargo dos Santos, que representa Ismael no processo que investiga a denúncia, o caso ainda está longe de um desfecho. A ação criminal está em análise na PIC (Promotoria de Investigações Criminais) e o inquérito militar está com o promotor da Vara de Auditoria da Justiça Militar Estadual, que ainda precisa ouvir testemunhas. Quanto a Ismael, ele informou que o rapaz voltou a morar com a família em Piraquara e que, depois de alguns meses parado, conseguiu voltar a trabalhar.

Merenda com toque francês

O chef francês Roland Villard criou 20 sugestões de receitas especiais que deverão ser incorporadas aos cardápios de algumas escolas públicas e particulares de São Paulo. A ação é desenvolvida dentro do programa "Meu Pratinho Saudável" e visa estimular as crianças a comer de forma adequada. Entre as receitas sugeridas há a "campo de futebol", que tem como base peixe branco, couve, feijão e arroz; e "exército vermelho", feito com morangos, kiwis, melão, maçã e laranjas. Só resta saber se as escolas terão os ingredientes para preparar os pratos.

Corrida de casais

A décima segunda Corrida e Caminhada do Dia Internacional da Mulher, que será realizada pela Associação Procorrer de Incentivo ao Esporte no próximo dia 3, terá um diferencial: a modalidade para casais, em que homem e mulher devem permanecer amarrados durante o percurso. A competição será promovida em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. Mais informações pelo telefone 3232 5649 ou pelo site www.procorrer.org.br.

Velocidade é o que conta

No próximo fim de semana, será aberto o Campeonato Sul-Brasileiro e Paranaense de Velocross. A abertura ocorrerá no Parque Esportivo Maximiano Pfeffer, em Rio Negro. No Velocross os pilotos utilizam motos Trial ou Off-Road, mas não há obstáculos nas provas. O que conta é a velocidade. O dinheiro arrecadado com o evento será destinado ao Hospital Bom Jesus, de Rio Negro.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]