• Carregando...
 | Albari Rosa/ Gazeta do Povo
| Foto: Albari Rosa/ Gazeta do Povo

Manter o prédio histórico da Universidade Federal do Paraná, na Praça Santos Andrade, branquinho, branquinho tem exigido empenho, antes mesmo de a pintura, que está na reta final, ser concluída. Funcionários da própria universidade e da construtora responsável pela obra fazem manutenção praticamente diária.

A intervenção que deu mais trabalho até agora ocorreu no período de matrículas dos calouros. Um grupo promoveu um trote na praça e acabou espirrando tinta nas paredes. Em pouco tempo, as manchas já estavam sendo retiradas para a alegria de quem está encantado com o prédio – sempre de "tirar o fôlego" – e torce para que ele continue assim.

A Federal conta com um sistema de câmeras, monitorado por seguranças da instituição, para auxiliar na fiscalização e evitar qualquer dano ao edifício. A fiscalização feita pela Guarda Municipal também foi intensificada há algumas semanas com o mesmo propósito.

História diferente

Outra construção histórica que está com sua recuperação "nos finalmentes" é a da Catedral de Curitiba. Neste caso, porém, a manutenção para reparar danos na pintura não ocorre com a mesma periodicidade. Prova disso é que uma pequena pichação, feita na parte frontal da igreja há cerca de um mês, ainda não foi retirada.

Itinerário ignorado

Dezenas de passageiros do biarticulado HD 238, que rumavam para a Praça Rui Barbosa na última sexta-fei­­ra, por volta das 9 horas, começaram o dia irritados. Isso porque o motorista simplesmente ignorou o itinerário do ônibus e não foi para a praça. Assim que os passageiros perceberam que o veículo não fez a curva na Rua Alferes Poli buscaram esclarecimentos com o motorista. A resposta do condutor foi que aquele era um veículo extra. Ônibus adicional ou não, quem embarca precisa saber para onde está indo, certo?

Poucos passageiros continuaram no ônibus depois da Praça Eufrásio Correia. Quem teve de desembarcar no lugar errado andou mais – e provavelmente se atrasou – até chegar ao trabalho ou escola. Algumas pessoas foram até a estação-tubo do outro lado da rua para chegar ao destino certo. Ninguém parecia contente, mesmo com o fim de semana à vista.

Pesca proibida

Mesmo recolhendo o esgoto de várias casas e cheirando mal, o rio que sai do Parque São Lourenço faz a alegria de vários pescadores, que pouco se importam com a qualidade do peixe e principalmente com a placa avisando que é proibido pescar no local. Bem que algum órgão público poderia dar uma "olhadinha" no local.

Trote do bem

Ações solidárias e lúdicas vão marcar o Trote Solidário que a FAE Centro Universitário promove nesta semana. Calouros da instituição serão convidados a participar de uma gincana de arrecadação de alimentos e produtos de limpeza e higiene pessoal para as cerca de 80 crianças e adolescentes atendidas pela Chácara dos Meninos de 4 Pinheiros, localizada em Mandirituba. Durante a entrega, haverá uma apresentação teatral improvisada. Quem quiser contribuir com a Chácara dos Meninos de 4 Pinheiros deve entrar em contato com os coordenadores da ONG pelo telefone (41) 3633-1159.

Colaboraram Jorge Olavo e Roberto Massignan

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]