• Carregando...
 | Divulgação/Uninter
| Foto: Divulgação/Uninter

Dengue é coisa série. Só no Paraná, foram 1.798 casos confirmados entre agosto de 2014 e fevereiro de 2015, com duas mortes, segundo a Secretaria de Estado da Saúde. O melhor remédio é a prevenção. E para ela começar desde cedo, por que não usar um recurso lúdico para chamar a atenção da criançada? Essa é a ideia do jogo “Caça ao mosquito da dengue”, tabuleiro formulado pela equipe de soluções educacionais do Grupo Uninter. Ganha quem chegar ao final primeiro. Para isso, é preciso jogar o dado e cair em uma “casinha” que indica uma boa prática – como manter a caixa d’água fechada – que permite que o jogador avence. O tabuleiro com peões, dados e dicas de prevenção à doença custa R$ 12 e é comercializado apenas para escolas e secretarias de educação. Os pais interessados devem pedir o intermédio do colégio do filho para a compra. Informações pelo telefone (41) 2117- 9008.

Ajude o ICF

O Instituto para Cuidado do Fígado (ICF) está sofrendo com a crise econômica. Filantrópica, a entidade enfrenta dificuldades pela queda nas doações. Quem quiser ajudar, pode comprar uma rifa, até 4 de maio, no valor de R$ 10. A pessoa concorre a um micro-ondas. Além disso é possível fazer doações de qualquer valor, ou optar por receber um boleto mensal e preencher o valor a ser doado. O ICF atende quase 500 pacientes com doenças hepáticas. Informações pelo (41) 3223-2219. A rifa pode ser comprada na Rua Voluntários da Pátria, 475, conjunto 905a.

Literatura paranaense para crianças

Para celebrar os 322 anos de Curitiba, a criançada da escola Atuação conta com a ajuda de Miguel Sanches Neto, Manoel Carlos Karam, Domingos Pellegrini, Paulo Leminski, Roberto Gomes e Helena Kolody. Os seis autores foram publicados na Coleção Literatura Paranaense, de Gazeta do Povo, e seus livros motivaram debates e apresentações dos alunos. Os estudantes se adiantaram na comemoração – o aniversário da cidade será no dia 29 – e na última sexta-feira (20) visitaram pontos turísticos da cidade, como o Museu Oscar Niemeyer e a Praça do Japão.

Comilança tropeira

Divulgação

Depois do sucesso do Festival de Coxinha de Farofa – com mais de 50 mil unidades vendidas–, a Lapa prepara o 1º Festival Tropeiro da Gastronomia Paranaense. Marcado para 25 e 26 de abril, no Hotel Tropeiro da Lapa, o festival vai servir um almoço típico: feijão tropeiro, quirerinha, tropironoff (uma espécie de strogonoff), charque e pinhão. E a coxinha da região, é claro. A entrada é gratuita e as refeições são cobradas separadamente. O hotel fica na Rodovia do Xisto, no quilômetro 60. Informações pelo site www.tropeirodalapa.com.br.

Final feliz 1

No último dia 11, a coluna publicou a história da leitora Aline Merética, que sofre com as “crateras” formadas nas ruas do Boqueirão, em Curitiba, após as chuvas. Na ocasião, a Prefeitura informou que 11 quilômetros foram asfaltados na Regional, que conta com 98 quilômetros de asfalto e 362 de antipó na atual gestão. Depois disso, Aline voltou a entrar em contato com a coluna e informou que a equipe de obras da Prefeitura esteve no local para apresentar explicações e firmou um compromisso de reparo definitivo na Rua Bom Jesus do Iguape.

Final feliz 2

Não é mais de seca a situação na Represa do Vossoroca, em Tijucas do Sul, na Região Metropolitana de Curitiba. A falta de água foi registrada pela coluna, em fevereiro do ano passado. O leitor Paulo Ferraz, que em outubro registrou que a situação era “pior do que a da Cantareira”, transmitiu a boa notícia. Em quatro meses, a represa recuperou-se e o nível está acima dos últimos anos. A Companhia Paranaense de Energia (Copel), que utiliza a represa, informa que o nível já estava dentro da média histórica (de 814,5 metros cúbicos) antes das fortes chuvas de 15 e 16 de fevereiro. Atualmente, está em 814,6 metros cúbicos.

Colaborou: Naiady Piva.
Dê sua opinião
O que você achou da coluna de hoje? Deixe seu comentário e participe do debate
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]