• Carregando...

A poodle Choochy causou o atraso de pelo menos oito vôos no último sábado, em Boston, capital do estado de Massachussets, nos EUA. Tudo começou quando ela fugiu do contêiner onde havia sido transportada em um vôo de Detroit, Michigan, até o aeroporto internacional de Logan, em Boston. Em mais de 17 horas de fuga, ela correu pelas pistas de decolagem e taxiamento. A operação para resgatar o animal mobilizou pelo menos 15 policiais, bombeiros e funcionários do aeroporto, atrasando os vôos em até 30 minutos. Com medo, faminta e cansada, a cadela finalmente se rendeu a uma isca feita com comida, no início da tarde de domingo. Após passar por um hospital veterinário, Choochy foi devolvida a sua família.

Alerta

Nos dias de calor (para os padrões curitibanos), aumentam os casos de afogamento em cavas. Um leitor ligou para a Redação da Gazeta para apontar uma das causas desses acidentes: o choque térmico. "Quando era mais jovem, durante um churrasco à beira das cavas do Rio Iguaçu, resolvi dar um mergulho para enfrentar o calor", conta. "Mas as águas das cavas são geladas, e minhas pernas simplesmente travaram. Por sorte, eu estava perto da margem, consegui agarrar uns galhos e saí."

Droga a céu aberto

O choque é inevitável: passear pelo Bosque do Papa nas tardes ensolaradas nos fins de semana é cruzar com a rapaziada curtindo rock, bebida e outras coisas no meio do gramado. No domingo, um guarda municipal flagrou até masturbação ao ar livre. Seria conveniente reforçar a segurança na área.

Passagem de nível

Moradores da região do Alto da XV, em Curitiba, já estão acostumados com os sinaleiros da linha férrea. Sempre acesos, são furados por quem passa constantemente no local e conhece os horários dos trens. Perigo em dose dupla: quem passa pelos cruzamentos diariamente pode acabar surpreendido por um trem fora de hora. E quem circula pelo local de vez em quando pode acabar provocando um acidente numa freada brusca e desnecessária.

Malabarismo no zôo

Em meio a tantas obras em Curitiba, é de se lamentar a situação da rua de acesso ao zoológico, no Alto Boqueirão. A chuva que castigou Curitiba no último sábado à noite danificou o antipó da via, obrigando os motoristas a fazer verdadeiros malabarismos para escapar dos buracos. Quem passou por lá tem certeza: o problema não será resolvido com um simples tapa-buraco. É preciso um recapeamento urgente.

Reconhecimento

Para lembrar os 15 anos de mobilização social e homenagear o sociólogo Herbert de Souza, o Betinho, o Coep, rede que reúne comunidades, organizações e pessoas, lançou uma agenda de comemorações, e uma das iniciativas é o Prêmio Betinho – Atitude Cidadã. Nesta edição do prêmio, o superintendente-geral do Asilo São Vicente de Paulo, de Curitiba, padre José Aparecido Pinto, foi um dos indicados. Empreendedor social, padre José Aparecido está desde 2004 à frente da Fundação Educacional Itaqui, que tem como braço social o Asilo São Vicente de Paulo. Além disso, padre José Aparecido é coordenador-geral da Ação Social do Paraná, instituição sem fins lucrativos ligada à Cúria Metropolitana.

Roteiro

Começa hoje um festival nacional que reunirá ações educativas, de responsabilidade social, gastronômicas e de interação com o público nos bares de todo o país. É o Festival Bar em Bar, organizado pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), que prossegue até 5 de dezembro. No Paraná, participam da iniciativa 44 estabelecimentos de Curitiba e Londrina. Informações: www.barembar.com.br.

Ambiente

O Instituto Brasileiro de Defesa da Natureza (IBDN) promove amanhã, a partir das 10 horas, no câmpus das Faculdades Integradas Espírita, em Curitiba, a 2ª Conferência Latino-Americana de Preservação ao Meio Ambiente, que discutirá a questão mundial do lixo, com entrada gratuita. Informações pelo telefone (41) 3111-1745 e no site www.unibem.br.

* * * * * *

As inscrições para o Prêmio de Excelência Empresarial, instituído este ano pela Câmara de Comércio e Indústria Brasil–Alemanha de Curitiba, encerram-se amanhã no site www.ahkcuritiba.com.br.

*** Terminam amanhã as inscrições para o vestibular de verão das Faculdades Integradas do Brasil (Unibrasil). As provas ocorrerão no próximo sábado, às 14 horas. Mais informações no site www.euquerocrescer.com.br e pelo telefone (41) 3361-4242.

*** Nasceram nesta data as atrizes Lídia Brondi (1960), Wynona Ryder (1971) e Simone Spoladore (1979).

*** Hoje comemoram-se o Dia Nacional do Livro e o Dia Mundial da Psoríase.

*** "Fiz uma dieta rigorosa: cortei álcool, gorduras e açúcar. Em duas semanas perdi 14 dias!" (Tim Maia)

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]