• Carregando...
 | Jonathan Campos/ Gazeta do Povo
| Foto: Jonathan Campos/ Gazeta do Povo

Há quase dois anos, Curitiba ganhou o primeiro Centro Estadual de Defesa dos Direitos da População em Situação de Rua e dos Catadores de Materiais Recicláveis (Centro Pop Rua) – criado para dar apoio jurídico, habitacional, de saúde e emprego a quem mora nas ruas da capital. Na época, o órgão foi instalado no imóvel histórico conhecido como Belvedere (foto), no bairro São Francisco. O local era considerado estratégico, por ficar bem perto do Centro da cidade, com fácil acesso para o público-alvo. Há cerca de um mês, porém, o Centro Pop Rua foi transferido para o Alto da Glória. Agora, os responsáveis pelo espaço buscam novo imóvel. "A ideia é voltar para o Centro. A estrutura daqui é muito boa, mas ficamos distantes da população em situação de rua", afirma Leonildo José Monteiro Filho, coordenador do Centro Pop e do Movimento Nacional da População de Rua.

Centro Pop 2

O Belvedere foi cedido pela Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos do Paraná para a Academia Paranaense de Letras (APL). O acordo de cessão do espaço para abrigar a sede da APL foi assinado em dezembro do ano passado. O imóvel foi construído em 1915, em estilo art-nouveau. Ele foi o primeiro mirante de Curitiba: moradores mais antigos dizem que do Belvedere era possível visualizar a Serra do Mar, porque, quando ele foi construído, a urbanização era horizontal, ou seja, não havia prédios.

875 latas de tinta spray Foram utilizadas na semana passada para grafitar as pilastras do viaduto da Avenida Marechal Floriano Peixoto, sobre a Linha Verde (foto), em Curitiba. Para o trabalho artístico, também foram usados 360 litros de tinta látex. Trinta e cinco artistas trabalharam durante seis dias na cidade para viabilizar o projeto Mural Street of Styles – Linha das Artes, financiado pelo Ministério da Cultura. As pinturas seguiram o tema "Juventude e seus Códigos Urbanos". Todas as etapas estão registradas em fotos e em vídeo. Com esse material será feito um catálogo, de 52 páginas e mil cópias, e impressos 8 mil cartões-postais, com as imagens dos desenhos feitos pelos artistas.

Oficinas gratuitas

A Biblioteca Infantil de Londrina oferece nas semanas das férias escolares uma oficina de construção de livros. Há turmas para crianças a partir dos 6 anos e outras para alunos com no mínimo 8 anos. As oficinas ocorrerão durante cinco dias seguidos, de segunda a sexta-feira. De 23 a 27 de junho e de 30 de junho a 4 de julho, das 13 às 15h, as atividades serão voltadas para as crianças menores. Das 15 às 18 h, as aulas se destinarão aos maiores. Há dez vagas por turma. Interessados devem fazer inscrição pelo e-mail construindolivros@gmail.com. A Biblioteca Infantil está localizada dentro da Biblioteca Pública Municipal de Londrina, na Av. Rio de Janeiro, 1.278.

24 quadros por segundo

"Um homem é o que é. Não se pode mudar isso."

A frase foi enviada pelo leitor Lineu Roberto Mickus. Segundo ele, as aspas saíram do filme Os Brutos Também Amam, de George Stevens.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]